Logo



Posts Recentes



04 agosto 2017

O Circo Mecânico Tresaulti (Limited Edition) - Genevieve Valentine

   "Respeitável público, sejam bem vindos ao incrível Circo Mêcanico Tresaulti, o lugar para quem acredita no mundo mágico que nos rodeia. Permita-me conduzi-lo por uma viagem única através da luz e das sombras onde descobriremos juntos uma nova forma de ver tudo e a todos. Onde não existe limite entre o picadeiro e a plateia, onde tudo é real e o único limite é a nossa vontade de sonhar." 
     Em pleno cenário pós-apocalíptico, O Circo Mecânico Tresaulti ergue sua lona e dá início ao grande espetáculo. Ambientado sobre a perigosa superfície de um mundo devastado, cheio de bombas e radiação remanescentes de uma guerra pela qual todos já saíram derrotados, este belo romance nos apresenta uma caravana circense em eterna viagem através de muitas cidades sem país, região ou rota definida. Lugares que podem não mais existir quando o circo retornar. Aqueles que se juntam ao circo procuram segurança, trabalho sem risco de vida ou apenas uma nova forma de recomeçar. E seguir adiante, apesar de tudo. 
     Através de imagens surpreendentes, a autora nos conduz por um realismo mágico com um toque da beleza steampunk, uma combinação inusitada que cria a atmosfera perfeita para personagens comoventes e de grande força poética. Fãs tanto de clássicos como Melville (Moby Dick), Frank L. Baum (O Mágico de Oz) e das fábulas dos irmãos Grimm quanto de autores contemporâneos como Kelly Link, Erin Morgenstern, Kami Garcia e Margaret Stoh vão se apaixonar pela prosa cheia de mistério da jovem e talentosa escritora Genevieve Valentine, que com este seu primeiro romance foi indicada ao Prêmio Nebula, um dos mais importantes dedicados à literatura fantástica. Aprecie esse peculiar espetáculo! 

   Aqui, acompanhamos a trilha de um circo excêntrico por um país futurista devastado pela guerra constante. O circo leva distração e esperança para as pessoas das cidades, de forma que esqueçam um pouco da guerra. A líder do circo é Boss. Ela é quem guia o circo, quem recruta pessoas, quem coordena os espetáculos. Porém ela carrega um grande segredo.
   Por vezes contado em terceira pessoa por um narrador e às vezes em primeira pessoa por Little George, ao longo da história vemos a trajetória de alguns dos integrantes - também excêntricos - do circo: Elena, Ying, Bird, Stenos, Alec, Boss e o próprio Little George são alguns dos personagens contemplados.
   Enquanto a rotina do circo com as viagens e atrações nos é apresentada, também é contada a história de como cada um dos principais personagens se incorporou à trupe e vai revelando os segredos que envolvem o grupo.
    Em meio a isso, a chegada de um homem ambicioso ameaça a integridade do circo e a sobrevivência dos seus artistas, então eles têm que se unir para se salvar e salvar o circo com a dúvida se devem ou não deixar alguém para trás.

   Me lembro bem que esse foi o primeiro livro da DarkSide que eu desejei ler, o que consegui fazer somente neste ano. Mas confesso que o livro não me agradou. O que mais me frustrou foi a leitura que me pareceu maçante, durante as 100 - 120 primeiras páginas parecia que o livro não andava, fiquei um mês inteiro pra terminá-lo. A história não fluía, nada acontecia. Então, de repente, tudo começou a acontecer de uma vez só, nas 100 páginas finais do livro.
    A troca de narração também desagradou. Às vezes em primeira pessoa e às vezes em terceira, sem um motivo aparente, ela tornava a leitura confusa.
    Um outro ponto negativo foi que a autora não explicou como Boss consegue fazer o que ela faz (não quero dar spoilers - sorry). Fiquei me perguntando isso até o final da trama e, infelizmente, a autora ficou devendo.
  Pra mim, o ponto alto do livro não é nada da história, mas sim a sua edição maravilhosa, sem surpresas se tratando da DarkSide. A capa dura em relevo dessa edição limitada é lindíssima. As ilustrações dentro do livro feitas pelo brasileiro Wesley Rodrigues também são belíssimas.

   Genevieve Valentine já participou de várias coletâneas de novos autores e antologias ao lado de autores consagrados como Max Brooks, Kelly Link, Mira Grant e Joe Mckinney. "O Circo Mecânico Tresaulti", seu primeiro romance, ganhou o Crawford Award 2012 e foi indicado para o Prêmio Nebula. O conto "Light on the Water" foi indicado ao World Fantasia Award 2009 e outro conto, "Things to Know about Being Dead", foi indicado ao Shirley Jackson Awards 2012. Contribui com sites de cultura pop e é amante insaciável de filmes B.
     Wesley Rodrigues é animador, ilustrador e quadrinista. Dirigiu "Faroeste: um Autêntico Western" (Melhor Curta Brasileiro Júri Popular, Anima Mundi 2013), "O Ogro" (2011) e "Pinga com Sakê" (2009), ambos também premiados. Ilustrou diversos livros, entre eles "O Fantasma de Canterville" (LeYa, 2011). É autor da HQ "Luiz Gonzaga - Asa Branca - O Menino Cantador" (Retina78/Funarte, 2012), com Maurício Barros de Castro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! sua opinião é muito importante aqui no Vida em Marte, vou ler e responder com carinho ;)

Pin It button on image hover