Logo



Posts Recentes



23 maio 2017

Uma longa jornada para casa - Saroo Brierley


    Saroo tem apenas 5 anos quando se perde de sua família. Ao acompanhar o irmão, Guddu, até uma cidade próxima para conseguir dinheiro e comida, Saroo fica sonolento e seu irmão o deixa na estação de trem, para dormir, enquanto vai "trabalhar". No entanto, o menino fica assustado quando acorda, não sabe o que fazer nem onde se encontra o irmão mais velho. É então que a criança toma a decisão que vai mudar seu destino e de sua pobre família: embarca em um trem em busca de Guddu. Mas esse trem dá partida e Saroo nunca mais encontra seu irmão. 
    Perdido no meio de lugares que nunca tinha estado antes, o menino tenta achar uma maneira de voltar pra casa, que ele nem ao menos sabe onde é. Ao ser encontrado vagando sozinho por Calcutá, ele é levado a um orfanato e é nesse lugar que ele recebe a notícia que vai ganhar uma nova mamãe: um casal de australianos adota Saroo e ele se vê dentro de um avião a caminho de conhecer sua nova família. 
    Os Brierleys proporcionaram ao pobre menino indiano uma vida que ele provavelmente não teria acesso se continuasse em casa, com os pais. Ele cresceu em uma cidade grande, com tecnologia, brinquedos, comida a vontade e pais amorosos. É claro que jamais esquecera de seu irmão Guddu e nem de sua mãe, de quem muito sentia saudade. E foi essa saudade que o fez tomar a decisão de ir atrás de sua família na Índia. 
    Saroo nunca soube dizer onde morava, não lembrava do nome de sua cidade, lembrava apenas de algumas características da estação de trem de onde se perdera do irmão e se recordava um pouco das redondezas de seu pequeno bairro. Então, já adulto e com muita força de vontade e ajuda da tecnologia recente (o Google Earth), Saroo embarca em uma jornada extensa e cansativa em busca de sua cidade natal. 
Essa foi uma das histórias que mais me emocionei nos últimos tempos, sem sombra de dúvida. O livro narrado pelo próprio Saroo é tão profundo, tão verdadeiro e tocante que é impossível ler sem se emocionar. A história desse menino que se viu separado de sua mãe e seu tão amado irmão mais velho é linda e não é a toa que foi parar nas telonas de cinema. 
    A junção de uma história maravilhosa e uma narrativa muito envolvente não pode ter outro resultado se não um livro magnífico. Uma longa jornada para casa corre o risco de virar um dos seus livros favoritos da vida, ou talvez até um dos filmes favoritos... a questão é que essa história em si é maravilhosa e nos mostra que não há amor que substitua o amor de uma família, nos mostra que pessoas boas existem e que ajudam milhares de crianças por aí, nos dá esperança de que mais crianças perdidas possam, um dia, encontrar suas famílias... é de suspirar. Uma história incrível, real, contata pelo próprio protagonista de forma sem rodeios, sem exageros... real mesmo, sabe??
    Como eu disse, o livro foi adaptado e ganhou sua versão cinematográfica que está simplesmente espetacular, chamada "Lion", pois o nome verdadeiro de Saroo era Sheru, que significa "leão". Dev Patel ficou perfeito no papel e eu me emocionei a cada segundo. 
Não deixem de ler esse livro, ou pelo menos ver o filme. Todo mundo precisa conhecer a história de Saroo e receber um pouco dessa esperança que ela passa. É lindo! Sei que vocês vão amar assim como eu. 

O que tinha acontecido comigo era extraordinário e poderia oferecer esperança a pessoas que desejavam encontrar sua família perdida, mas que achavam isso impossível. Talvez até mesmo pessoas em situações diferentes pudessem encontrar inspiração na minha experiência de agarrar oportunidades, por mais temerosas que parecessem, e nunca desistir.

Um comentário:

  1. Olá Kathleen.

    Eu adoro quando um filme adaptado de um livro tão bonito quanto esse ganha visibilidade e as pessoas vão atras da obra principal. Ainda não li o livro, mas estou muito tentada depois do filme.

    abraços
    http://www.auniversitaria.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário! sua opinião é muito importante aqui no Vida em Marte, vou ler e responder com carinho ;)

Pin It button on image hover