Logo



Posts Recentes



12 fevereiro 2017

Sobre Literatura Fantástica - e uma nova parceria do blog!



Ei, leitor, você sabe o que é literatura fantástica? 

   Pra essa pergunta eu tenho 99,9% de certeza que você respondeu que sim. Afinal, são muitos os livros do gênero que conhecemos e, de fato, ganharam o mundo e o coração dos leitores... mas, você sabe como tudo isso nasceu? Já se perguntou da onde vêm? Já tentou definir o fantástico?
   Nessa semana o Vida em Marte foi anunciado como um dos parceiros da Editora Lendari, uma editora amazonense nova, com poucos livros publicados mas que promete trazer o que há de melhor na literatura fantástica do Brasil e revelar novos autores. 
   Pensando nisso, além de contar pra vocês essa grande novidade pro ano e 2017, venho conversar um pouco sobre essa tal literatura fantástica que, pessoalmente falando, encanta muito. 
   Em um livro muito bacana publicado pela Editora Perspectiva, Tzvetan Todorov, depois de muita reflexão, conclui que, de fato, o fantástico é um gênero literário legítimo. Para analisar um pouco essa perspectiva, ele reúne autores como Kafka, Poe e a obra As Mil e uma Noites.
   Para Tzvetan, a singularidade de cada um desses autores causa o estranhamento de serem postos em uma mesma categoria, isso porque essas obras podem ser divididas em dois aspectos: o natural, que é definido como o Estranho; e o sobrenatural, definido como Maravilhoso. 
   No natural temos histórias que são tratadas de maneira racional, como ficções centíficas, romances policiais...; já as maravilhosas são aquelas que abrem espaço para o uso do sobrenatural, onde extrapola-se a razão, nesse caso temos os contos de fadas, por exemplo. 
   O fantástico, o sobrenatural e o natural andam de mãos dadas e muitas vezes é difícil fazer a distinção entre eles. Quando essa distinção entre Maravilhoso x Estranho se torna impossível, o Fantástico vem à tona. Um exemplo disso é o conto "A Queda da Casa de Usher", de Edgar Allan Poe. Nessa história temos o fantástico já que em momento algum é possível dizer se a queda é algo sobrenatural ou se é apenas devido à estrutura velha. 
   É possível passarmos horas e horas divagando e aprendendo mais sobre o fantástico. E isso é maravilhoso, encantador. É um gênero incrivelmente abrangente e que conquista muitos leitores a cada dia. O escape da nossa realidade. Uma narrativa que permite-se ser levada para além dos limites do imaginário. 

Não deixem de comentar aqui o que pensam sobre o assunto... quais os seus livros favoritos desse gênero? 
Conheça alguns livros da Lendari: 

2 comentários:

  1. Nossa, eu tenho uma enorme dificuldade em definir gêneros e realmente acho que distinguir o fantástico e o sobrenatural é bem complicado. Enfim, adorei a reflexão!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou, Mi, fico muuito feliz!
    Beijoss

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário! sua opinião é muito importante aqui no Vida em Marte, vou ler e responder com carinho ;)

Pin It button on image hover