Logo



Posts Recentes



15 fevereiro 2017

O último adeus - Cynthia Hand

   Poucas coisas no mundo são tão dolorosas quanto perder quem amamos. Lexie sabe disso da pior forma possível: vive a perda do irmão mais novo, Tyler. 
   Alexis é uma aluna brilhante, gênio da matemática que se esforça desde sempre pra entrar no MIT, junta dinheiro pra faculdade, tem um namorado tão inteligente quanto, com as mesmas aspirações e hobbies...  Steven era seu par perfeito, e as coisas iam bem apesar do divórcio conturbado dos pais. As coisas "indo bem" talvez impossibilitaram que ela visse que Ty precisava de ajuda. De novo. 
   Tyler, dois anos mais novo que a irmã, sempre foi uma criança feliz, sorridente. Mas, depois do que aconteceu com seus pais, as coisas mudaram. O pai escolheu trair a esposa, a família, e se mudou com a secretária. Tyler escolheu acabar com a própria vida pela primeira vez. Uma tentativa sem sucesso, mas que mostrou que ele precisava de ajuda. 
   Com o tempo tudo parecia ter melhorado. Tyler agora era popular na escola, jogava basquete no time e namorava uma cheerleader. As coisas iam bem. Nenhum sinal de crise. Então ninguém nunca pensou que aquilo aconteceria. Lexie prometera que estaria lá pra ajudar o irmão quando ele precisasse. Ele precisou e ela não estava. Foi então que Tyler se matou na garagem de casa. Com um tiro disparado por uma arma de caça, dessa vez ele obteve sucesso em seu plano de suicídio. 
   Depois de alguns meses da morte de Ty, as coisas continuam muito difíceis de lidar. É claro que a dor não vai embora e, apesar do tempo ajudar a cicatrizar um pouco as feridas, vai ser inevitável sentir aquele vazio, aquele buraco no peito quando as lembranças começam a aparecer. Durante a história vamos acompanhando Alexis nessa jornada de tomar o rumo de sua vida de volta, as rédeas para conseguir viver novamente depois dessa perda devastadora, mesmo com a dor.
   A mãe decidiu que sua vida tinha acabado. Sempre chorando pelos cantos, começou a beber muito e tomar remédios para conseguir dormir. Não sabemos muito bem dos sentimentos do pai, mas é claro que ele se culpa também, sente muito, mas continua com sua vida normalmente. E Lexie parece estar nessa sozinha. Sem mais ninguém, nem mesmo Steven, parece que a única pessoa que estava lá para ouvi-la era o terapeuta Dave, que sugere que seus sentimentos transbordassem em palavras em uma espécie de diário, para que ela lembrasse e jamais esquecesse seus momentos bons com o irmão. 
   Em uma montanha russa de sentimentos, Lexie tenta sobreviver com o pensamento de que a culpa pela morte do irmão era sua. Tudo fica ainda mais difícil porque ela acha estar sentindo o irmão em certos momentos e lugares, o cheiro do perfume marcante de Ty domina o ambiente sem aviso, abrindo aquele buraco no peito cheio de dor que parece que vai engoli-la. Até que ela encontra uma carta escrita por Ty, endereçada a Ashley, sua ex-namorada. 
   Alexis fica até mesmo furiosa com o irmão. Como ele poderia ter deixado a ex-namorada com uma carta inteira de despedida enquanto ela não tinha nada além daquela mensagem de texto... nem mesmo a mãe, quem chorava a todo instante pela perda, tinha uma carta com as palavras de Ty, tudo que tinha era um post it colado no espelho: "Desculpe, mãe, mas eu estava muito vazio". 
   Com uma narrativa incrível, envolvente, Cynthia Hand nos conduziu perfeitamente por uma história de dor, perda e superação. Me senti muito envolvida pela história do começo ao fim. Adorei a escrita da autora e consegui perceber durante a leitura que ela entendia muito bem todos esses sentimentos dos personagens, ainda mais os de Lexie, que são aqueles que mais temos ciência, já que o livro é narrado em primeira pessoa por ela. No final da história, com um texto lindo e comovente, escrito pela autora e endereçado aos leitores, é que entendemos como Cynthia Hand parecia tão conhecedora do que acontecia no interior da irmã mais velha que sofre a perda do irmão. 
   Esse livro foi um daqueles que mal tenho palavras para expressar o quanto adorei. Fazia tempo que não chorava de verdade com uma história e O último adeus conseguiu fazer escorrer muitas lágrimas pelo meu rosto, até mesmo durante meu trajeto dentro de um ônibus lotado. Foi uma leitura maravilhosa, rolou um tipo de identificação sem igual com essa história que seria muito pessoal eu mencionar, mas que me fez sentir mais mexida ainda com a leitura. 
   Achei o livro lindo, e quando acabei me senti até mesmo renovada. Não poderia deixar de dar a mais alta nota pra essa leitura: o livro foi favoritado, entrou na minha listinha de livros inesquecíveis, pra levar pra vida. Obrigada Cynthia Hand por escrever algo tão magnífico e profundo assim, obrigada por compartilhar até mesmo seus próprios sentimentos... obrigada Darkside por trazer essa obra incrível e (como sempre fazem), deixá-la tão maravilhosa assim e, por fim, obrigada, meu namorado lindo, por ter me dado esse livro que me tocou tanto, acho que nenhum de nós dois imaginou que ele seria uma leitura tão bem sucedida assim e entraria pra favoritos da vida, né?. 
   Por fim, leitor, depois de tudo isso não posso faz mais nada além de simplesmente implorar para que leiam essa história. De verdade, se existisse um selo aqui no blog de "VOCÊ TEM QUE LER PRA ONTEM!" com certeza esse livro faria parte do seleto grupo que receberia esse selo. Por favor, não deixem de conferir essa história, não tenho dúvidas de que vão se encantar, se envolver e adorar a leitura tanto quanto eu.



Como foto bônus, a nova integrante da família: Kookie <3 Precisava mostrar pra vocês que ela não queria me deixar tirar as fotos hahaha


Compre o livro aqui e ajude o Vida em Marte a crescer ainda mais!


14 comentários:

  1. Oii Kath!!!
    Nossa, deixa eu te falar que venho namorando este livro nas prateleiras das livrarias já há um bom tempo!! Depois da sua resenha, é certeza que vou trazer um exemplar para casa assim que possível!
    O livro parece muito profundo e tocante mesmo, e eu amo livros que mexem com os leitores, eles valem muito a pena!!
    Beijos
    www.blogleituravirtual.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Marina!
      Ai, eu já o queria faz bastante tempo também e depois de ler esse livro meu único arrependimento foi de não ter lido antes!!
      Sério, Ma, você tem que ler, é maravilhoso demais, tenho certeza absoluta que vais amar também!!
      Beijosss

      Excluir
  2. Obrigada por me ajudares a decidir se compro ou não o livro.
    Claramente depois da tua resenha que irei ter todo o prazer para o comprar!
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que ótimo saber!! Tenho certeza que será uma ótima leitura!

      Excluir
  3. Olá! Louca por esse livro, já adicionei na wishlist!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Que resenha linda! Agora tenho certeza que comprarei a obra! Amei as fotos, seu gatinho é fofo d+! <3

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso!! Compre e leia logo, é um livro maravilhoso!!
      E obrigadaa <3 hahah
      Beijoss

      Excluir
  5. Oi,
    Conheço algumas pessoas que amam esse livro, estou bem curiosa para saber o que há de tão lindo e maravilhoso nele. Está na lista de desejados. 💞

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Thais!
      Ah, não deixe ele na listinha por muito tempo, leia assim que possível porque ele é maravilhoso, não é a toa que tanto falam dele!

      Excluir
  6. Olá!!

    Que resenha maravilhosa, ainda não tinha sido apresentada a essa história e agora mal posso esperar para comprar meu livro e me jogar nessa história tão arrebatadora.

    Beijos e Sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Thayza!
      Tenho certeza que você vai gostar, é um livro lindo. Assim que ler, venha me contar o que achou, pode ser?
      Beijoss

      Excluir
  7. Olá! Gostei bastante da resenha para conhecer a história, porque é o tipo de livro que eu não consigo ler :/ adorei o blog e estou acompanhando suas postagens! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriele!
      Que bom que você gostou, fico bem feliz!
      Muito obrigada e seja sempre muito bem vinda!
      Beijos

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário! sua opinião é muito importante aqui no Vida em Marte, vou ler e responder com carinho ;)

Pin It button on image hover