Logo



Posts Recentes



06 fevereiro 2017

Jantar Secreto - Raphael Montes

 
   Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense. Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido. Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca. No cardápio: carne humana. A partir daí, eles se envolvem numa espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos, grã-finos excêntricos e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles.

   Dante é um cara inteligente, sonhador, simpático e que resolveu sair de sua cidade do interior do Paraná para cursar em uma Universidade no Rio de Janeiro, junto com seus 3 grandes amigos de infância: Hugo, um cara orgulhoso, cheio de si, vai pro Rio pra cursar gastronomia; Miguel, um homem doce, inteligente, amoroso, de raízes pobres mas que consegue passar em Medicina na Federal e Leitão, um obeso cheio de traumas da infância, que vai com os amigos para fazer um curso de computação. 
   Mas, a vida na cidade maravilhosa se revela mais difícil do que eles jamais imaginaram. Pagar o aluguel do apartamento que alugaram juntos em Copacabana não se mostra tarefa fácil. Depois de formados eles se veem sem perspectivas de uma carreira que pelo menos renda um bom dinheiro. 
   Dizem que são nas situações desesperadoras que surgem as melhores ideias. Talvez seja verdade. Mas a história desses jovens não é um bom exemplo. Diante de tantas contas pra pagar e o aluguel de 6 meses atrasado, uma ideia maluca que começa como uma brincadeira, parece ser a solução perfeita para os problemas: um novo site chamado Jantar Secreto deixa os usuários se cadastrarem para oferecer jantares e novas experiências para outros usuários, tudo isso em troca de um bom dinheiro.    Os jovens embarcam nessa ideia e resolvem ousar. O jantar mais exótico que poderia ser elaborado logo chama a atenção de pessoas ricas e influentes. Por um preço irrisório de 5 mil reais você compra seu convite para um evento fechado, secreto, limitado a 10 convidados, onde o prato principal é nada mais nada menos do que: carne humana. 
   Esse é um dos livros mais surpreendentes que já li na minha vida, posso afirmar com certeza. Digo isso porque não esperava me envolver e adorar tanto a leitura quanto adorei. Me senti totalmente imersa, devorei esse livro em questão de dois dias e terminei essa leitura querendo mais Raphael Montes. Um livro comprado a esmo, sem expectativas, sem conhecer direito a história, me fez considerar esse autor um dos melhores autores brasileiros da atualidade. Não precisei nem ler outras obras de Raphael para constatar isso. Jantar Secreto, por si só, já provou que esse autor não está aqui para brincadeiras. É um livro ótimo, incrível e nunca vou poupar elogios para ele.
    A escrita de Jantar Secreto é rápida, fluída, os personagens são extremamente bem construídos, o cenário é inigualável porque, vejam bem, temos o Rio como palco para toda essa trama! Com acontecimentos a todo instante, eu não quis largar esse livro pra nada, me empolgo só de pensar. 
   É quase impossível não se imaginar no lugar dos personagens do livro. E o que mais gostei, de verdade, foi que aqui temos 4 jovens que fizeram uma grande burrada, entraram em uma gigantesca enrascada, com muita coisa ilegal envolvida e, mesmo assim, conforme vamos lendo vamos entendendo a situação deles. Oferecer jantares com carne humana parece algo incabível e realmente é, mas conforme vamos nos botando a par dos acontecimentos e fatos que fizeram os rapazes chegarem a esse ponto e irem cada vez mais pro fundo... juro que se torna um tanto compreensível. 
   Eu tenho muito a elogiar sobre esse livro, mas tenho medo de soltar algum spoiler e não quero estragar a experiência de vocês ao ler essa obra. Porque sim, vocês têm que ler, já pode botar na listinha de leituras obrigatórias! Aqui você vai encontrar uma mistura de sentimentos durante a leitura: desde momentos cômicos (como um capítulo feito só de conversa de whatsapp), emocionantes (com cartas que Leitão escrevia para a mãe) e momentos de uma frieza quase inexplicável, de revirar o estômago. 
   Falando em "revirar o estômago", vou dizer pra vocês que, ao contrário do que alguns leitores desse livro contaram, eu não tive nenhum momento de enjoo com as cenas descritivas. Não achei que Raphael pesou tanto a mão ao detalhar as cenas sanguinolentas. Mas, talvez isso seja porque esse é um relato de alguém que já teve contato com cadáveres (obrigada aulas de anatomia, saudades!), então pode ser que um leitor que tenha o estômago um pouco mais fraco possa se sentir mais chocado. 
   A verdade é que eu adorei esse livro e ponto. É um livro maravilhoso e me fez ter vontade de ler muito mais Raphael Montes, já botei todos os livros do autor na wishlist e espero poder ter o prazer de entrar em contato com essa escrita tão envolvente novamente. Não posso deixar de elogiar essa edição MARAVILHOSA da Companhia das Letras, com certeza um dos livros mais bonitos da minha estante, esse corte de página em vermelho ficou sensacional. Como últimas palavras, eu só tenho a dizer: leiam esse livro, não vão se arrepender!


6 comentários:

  1. Oi Kathleen! Eu quero muito ler esse livro, acho o canibalismo uma ideia bem interessante e só leio resenhas positivas dele! Já está na minha lista de desejados <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, ele é ótimo, Mi! Não deixe de ler, sério, é maravilhoso!! <3
      Beijoss

      Excluir
  2. Olá Kathleen :)

    Esse livro é ***! Faltam adjetivos para expressar o quanto é bom! Um livro completo, entrou pros meus favoritos, e o autor com certeza é um dos melhores do país atualmente! Gostei muito da resenha! Também resenhei ele lá no blog ;) beijos

    www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, com certeza, Gustavo!! Fiquei tão empolgada quanto você pra falar sobre esse livro, é incrível!!
      Beijoss

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário! sua opinião é muito importante aqui no Vida em Marte, vou ler e responder com carinho ;)

Pin It button on image hover