Logo



Posts Recentes



02 julho 2016

Além-Mundos - Scott Westerfeld

   Darcy Patel escreveu seu primeiro livro em um mês. Não muito tempo depois, se mudou para Nova York, para realizar o sonho de viver de escrever. Lizzie se prepara para mais uma viagem de avião, até terroristas invadirem o aeroporto e começarem a atirar em todos. Desesperada, Lizzie se joga no chão. Eu estou morta, eu estou morta… No fim, está tão convencida de pertencer ao lugar dos mortos que acaba atravessando a fronteira do além-mundo. Darcy criou Lizzie. A menina de Além-mundos é sua protagonista. Enquanto Lizzie se vê cada vez mais envolvida nos assuntos dos mortos e do submundo, Darcy luta para se manter no paraíso do YA, na Big Apple, e quanto mais Darcy aprende e amadurece, mais a história de Lizzie também cresce. Ou seria o contrário? Sempre atravessando as barreiras entremundos, as duas irão se redescobrir, se reescrever e explorar os infinitos mundos dentro de si mesmas.

   Em primeiro lugar, devo dizer que a sinopse desse livro é um tanto confusa! Se vocês lembrarem, em um post de wishlist, mencionei que estava querendo muito ler esse novo livro do Scott Westerfeld e que ele tratava, em poucas palavras, de uma escritora que, de alguma forma (talvez no Além-Mundos?) se encontrava com a sua personagem. Eu estava completamente enganada sobre a premissa desse livro! Apesar dele realmente tratar as histórias tanto da Lizzie, uma personagem de um livro, quanto da Darcy, a escritora do tal livro e criadora de Lizzie, não há, em nenhum momento, um encontro entre essas duas personagens de Scott Westerfeld. No entanto, vemos que realmente, conforme vai passando o tempo, ambas crescem e amadurecem muito. 
   Dito isso, a próxima informação que devo dizer é a mais importante de todas: esse livro me conquistou, e isso foi de tantas formas que fica até difícil falar! Com toda certeza uma das melhores leituras do ano! 
   Em Além-Mundos conhecemos Darcy, uma jovem escritora que ao invés de ir pra faculdade, foi pra Nova York depois de conseguiu um contrato muito bom com uma editora. A partir disso, Darcy nos mostra os bastidores do mercado editorial, conhece seus escritores favoritos, nos mostra como as coisas funcionam, tudo com diálogos ótimos e comentários incríveis e ácidos sobre o universo dos livros e escritores YA. 
   Conforme passam os capítulos, a personagem vai amadurecendo, aprendendo como morar sozinha e, como não poderia faltar, aprendendo mais sobre o amor. Em meio a tantos aprendizados e dúvidas, Darcy também se vê em conflitos para melhorar sua escrita e, principalmente, como fazer com que sua família não fique brava por ela ter tornado um dos deuses da sua religião, a hindu, em um galã YA.  
   Conhecemos também a Lizzie, personagem do livro de Darcy (ei, quem mais percebe a referência  austeniana logo de cara? hahahah). Enquanto está no aeroporto esperando seu voo decolar, ela sofre uma das maiores tragédias de sua vida. O aeroporto é invadido por terroristas, que atiram pra todos os lados e só querem matar todos os presentes no local, a única alternativa de Lizzie é se fingir de morta, o que ela faz tão bem que acaba despertando habilidades, poderes, como você preferir chamar, que ela nem fazia ideia que tinha. Ser capaz de vez fantasmas não é nada fácil, ainda mais descobrir que você é um ceifador de almas e, sendo assim, é responsável por guiá-las pelo Além-Mundos. Tudo isso seria ainda mais caótico se Lizzia não recebesse a ajuda de Yama. 
   Em capítulos alternados entre as duas personagens, Scott Westerfeld nos prende a cada página lida. Ver o quanto a Darcy amadurece como escritora é sensacional, até porque, ao mesmo tempo que vemos o amadurecimento da escritora, vemos uma progressão maravilhosa da história de Lizzie, a personagem. 
   Além-Mundos é um livro sobre uma escritora e sua personagem. Um livro sobre escrever e ser escrito. Com duas histórias diferentes mas que possuem seu vínculo, contadas em palavras tão bem elaboradas que não fazem com que nada fique confuso, difícil de entender. Com toda certeza é daqueles livros inesquecíveis, com um desenvolvimento perfeito e intrigante. 
   Ah, e se você que está lendo essa resenha tem paixão por escrever, então esse livro é leitura obrigatória! Você não vai receber instruções chatas de como funciona um mercado editorial, mas vai ver alguns lados desse mundo, o que é muito legal. Além disso, é muito interessante pensar que, enquanto a vida de Darcy ia tomando outros rumos, a história de Lizzie também era influenciada, o que nos faz ver o quanto das suas próprias vidas os escritores levam para seus livros... não é sensacional pensar sobre isso? 



14 comentários:

  1. O livro parece bem legal, mas confesso que a sua interpretação da sinopse seria ainda mais interessante! haha de qualquer forma, gosto muito quando existe mais de um protagonista na história, ainda mais sendo personagens que não tem ligação aparente. Ótima resenha, seguindo o blog. beijão

    literalizza.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahaha então, eu tinha ficado super empolgada com o que eu pensei que seria o livro, mas juro que a premissa dele mesmo é ótima, eu gostei muito!
      Beijoss

      Excluir
  2. Olá, Kathleen!
    Conheci seu blog agora e já amei, estou seguindo! <3
    Amei a resenha, estou com esse livro da parceria mas ainda não tive tempo para ler. Espero me encantar pela história tanto quanto você! :3
    Beijos! :D
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, seja muito bem vinda, Aline! <3
      Espero muito que você goste também!
      Beijoss

      Excluir
  3. Oi, Kath!
    Mirmã, realmente essa sinopse é confusa, mas é o que me faz ter vontade de ler esse livro.
    Eu já havia percebido a influência austeriana e achei bem interessante.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  4. Geeente, como eu nunca tinha ouvido falar desse livro? Parece ser muito bom! Fiquei com muita vontade de ler, ainda mais porque eu adoro escrever! Amei a resenha <3
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom mesmo, Gabs! É um novo lançamento da Record, deve ser por isso que não conhecias ainda hahaha Leiaa, acho que vais gostar ;)
      Beijoss

      Excluir
  5. Oie! Nunca li nada do autor, e não sei se leria esse livro, mas não minto que ele parece ser interessante!
    Bjss, comenta por favor, ajudaria muito ^^ http://resenhasteen.blogspot.com.br/2016/07/titulo-freier-fall-ano-producao-2013.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naylane!
      Ele é muito interessante também, uma leitura leve e muito legal... tente ler qualquer dia!
      Beijoss

      Excluir
  6. Oi Kath!
    Nossa, bem confusinha essa sinopse mesmo rsrsrs. Mas acho que é só uma questão de conhecer e se adaptar com a narrativa e os personagens para começar a entender e captar a história.
    Fiquei bem curiosa, ainda mais por você ter gostado tanto dele!!! Vou querer ler qualquer hora.
    Beijos
    www.blogleituravirtual.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Mari! <3
      simmm, realmente, conforme vai passando a leitura foi tudo se encaixando e fazendo sentido!
      Espero que leia mesmo, e que goste tanto quanto eu!
      Beijoss

      Excluir
  7. Olá, tudo bem? A sinopse é um tanto confusa mesmo, rs. Então, o livro parece ser bom, mas eu não sei se leria...

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa!
      Ah, tudo bemmm, quem sabe o próximo não te conquiste? ;)
      Beijoss

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário! sua opinião é muito importante aqui no Vida em Marte, vou ler e responder com carinho ;)

Pin It button on image hover