Logo



Posts Recentes



30 junho 2016

Rompendo limites: Como um jovem inovador revolucionou o diagnóstico do câncer - Jack Andraka com Matthew Lysiak



     Jack Andraka não é apenas um exemplo de sucesso mundial arrebatador: é, também, um exemplo de superação. O adolescente venceu a depressão e a homofobia, encontrando na ciência a força para perseverar e resolver seus problemas. Rompendo limites - Como um jovem inovador revolucionou o diagnóstico do câncer vai inspirar os jovens a lutarem pelo direito de serem levados a sério e seguirem seus próprios sonhos.
   Depois de perder um amigo da família para o câncer de pâncreas, Andraka decidiu criar uma maneira mais ágil e acessível de diagnosticar a doença. Mesmo apresentando um estudo detalhado sobre o seu método, Jack foi rejeitado por muitos pesquisadores que duvidaram de sua capacidade. Mas, quando já estava perdendo a fé no sucesso de seu projeto, sua ideia finalmente foi aceita por um laboratório de pesquisa.
     O teste desenvolvido por ele detecta precocemente o câncer de pâncreas, de ovário e de pulmão, e tem o potencial de ser acima de 26 mil vezes mais barato e mais de quatrocentas vezes mais sensível que o teste padrão utilizado pelos médicos atualmente! Jack tinha 15 anos na época dessa descoberta e revolucionou o mundo da ciência.
    Transformando a dor em combustível para novas ideias, Andraka revela em Rompendo limites o poder de uma mente jovem e criativa. Com dicas e experiências, este livro mostra que cada um de nós pode mudar o mundo - só precisamos de coragem para tentar!

     Aqui temos a história de vida de Jack Andraka contada por ele próprio, um jovem estadunidense de apenas 19 anos. O principal foco do livro é o projeto que Jack fez aos 15 anos: o desenvolvimento de um método mais rápido, fácil e barato para a detecção de cânceres de pâncreas, ovário e pulmão, pelo qual ganhou diversos prêmios - inclusive o Gordon E. Moore, principal prêmio da Intel International Science and Engineering Fair, uma das principais feiras de ciências do mundo - e conheceu figuras importantes como os casais Bill e Hillary Clinton e Barack e Michelle Obama.
     Apesar do foco do livro ser esse, ele conta a trajetória de Jack desde criança, dando ênfase na sua vida acadêmica com seus diversos projetos premiados e na descoberta da sua orientação sexual, mostrando as adversidades enfrentadas por ter se declarado homossexual.

     Livros de biografia não são a minha primeira escolha, nem me chamam tanto a atenção - apesar de eu ter alguns -, mas como trabalho com câncer na faculdade e a meta é continuar nessa área depois, meu espírito científico de curiosidade foi maior.
    O livro é pequeno, tanto no tamanho quanto no número de páginas, o que torna a leitura mais curta. Os capítulos são curtos e a narrativa é bem leve, o que faz a leitura ser mais fácil ainda e, apesar de ele escrever sobre os projetos científicos, a abordagem é de forma simples, de modo que mesmo pessoas não acostumadas com o tema consigam ter uma noção.

     É interessante também a inspiração que o livro passa sobre conseguir alcançar os seus propósitos em meio às dificuldades e se tornar exemplo, principalmente no meio científico - ainda mais trazendo isso para o Brasil, onde a educação e a ciência são jogadas de lado.
    E ainda tem a abordagem mais pessoal, da descoberta sexual de Jack, sobre os desafios que ele teve que passar por conta do preconceito sobre sua homossexualidade. Isso pode servir de inspiração e ajuda para jovens que passem pela mesma situação que ele passou - que foi bem difícil -, e de lição para que os agressores entendam o que se passa quando uma pessoa é agredida dessa forma.

    O livro tem 221 páginas, mas a história em si vai até a página 178. Depois disso tem alguns anexos, como dicas para fazer cálculos matemáticos mais rápido, dez experiências para se fazer em casa, além de informações sobre bullying, sobre a comunidade LGBT e de prevenção ao suicídio, entre outras coisas.

Post pelo colaborador: João Victor Krüger

Um comentário:

  1. Olá, João!
    Nossa, sem palavras para descrever sua resenha e este livro! Fiquei super comovida e interessada pelos temas que ele aborda na biografia e com certeza vou querer conhecer, embora este também não seja muito um gênero que eu costume ler.
    Beijo
    www.blogleituravirtual.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário! sua opinião é muito importante aqui no Vida em Marte, vou ler e responder com carinho ;)

Pin It button on image hover