Logo



Posts Recentes



22 janeiro 2016

Resenha do filme: A 5ª Onda


   Olá, terráqueos! Venho hoje, diretamente depois de uma sessão ótima de cinema, para contar pra vocês um pouco sobre o filme A 5ª Onda, estrelado por Chlöe Grace Moretz, sendo uma adaptação cinematográfica do livro homônimo, escrito por Rick Yansey e publicado aqui no Brasil pela Editora Fundamento.
   Já começo dizendo pra vocês que, infelizmente, ainda não li o livro que deu origem ao filme, então comparações de espécie: ficou parecido ou não, não acontecerão. Aqui, vocês terão a visão de uma pessoa que não conhecia muito da história e foi ver um filme que tanto estavam aguardando. Penso que foi uma experiência boa ter ido ver o filme antes de ler o livro, evitou aquela famosa cena que eu tanto provoco:

Mas, vamos ao filme!
   Cassie Sullivan é uma adolescente americana normal: vai à festas, se diverte com os amigos, fica de olho no crush, Ben, e ama sua família. Mal sabia ela que as coisas estavam pra mudar. Tudo começa quando uma nave começa a sobrevoar os Estados Unidos. Uma coisa que, a primeira vista atiça curiosidade nas pessoas, começa a provocar medo, porque não demora muito até que as mortes comecem.
   A Primeira Onda (que é como eles começam a chamar os ataques alienígenas), se dá pela perda total de energia elétrica em todo o país. Nada de eletrodomésticos, celulares, carros, água potável e até mesmo os aviões começaram a cair.
   A Segunda Onda não tardou a começar, tsunamis invadiram as costas, ilhas foram engolidas pelo mar, todos os lugares sofreram pela invasão da água. Boa parte da população morreu, mas a maioria teve seu fim com a Terceira Onda.
   Você sabia que existem, mais ou menos, 75 pássaros para cada pessoa? Então, imagine o quanto seria devastador se esses pássaros começassem a espalhar um dos piores vírus já existentes. 97% da população não resiste à gripe aviária.
   Cassie perde a mãe para a tal gripe, e é aí que ela, o pai e seu irmão, Sammy, saem de casa para procurar um abrigo, onde se reuniam algumas das poucas pessoas vivas que restaram. Infelizmente, o que parecia ser o fim dos problemas, é só o começo: Cassie se vê totalmente orfã e tem seu irmão levado. E é a partir disso que os fatos se desenrolam mais. Cassie precisa encontrar seu amado irmão, que foi levado para uma base militar, e fará de tudo para fazer isso.
   A Quarta Onda está aí e não se sabe mais em quem confiar. ELES, os outros (como as pessoas os chamam), estão estre eles, tomando os corpos de humanos. Então como saber se está de frente com um coespecífico ou não? Cassie corre perigo, mas nada faz com que sua determinação de encontrar seu irmão diminua, nem mesmo a falta de conhecimento do que será o próximo ataque, a 5ª Onda, que promete exterminar de vez a raça humana.
   No meio dessa jornada, aparece Evan Walker. Disposto a ajudar Cassie na sua procura, Evan continua levantando suspeitas. Ele esconde um segredo. Cassie pode confiar nele? Até que ponto?
   Ao contrário do que algumas pessoas falaram, eu achei que a Chloe foi perfeita para o papel. Tudo bem que ela não pareceu a menina badass que muitos queriam, mas a gente conseguia ver determinação, dor e esperança, tudo isso nas expressões e ações da atriz. Talvez eu esteja sendo influenciada pelo meu apreço grande pela Chloe, mas digo pra vocês que ela foi maravilhosa no seu papel. As always.
   Outra pessoa incrível em seu papel foi Maika Monroe, que interpretou a Ringer (aka Especialista). Essa sim foi a verdadeira durona do filme e eu preciso dizer que adorei todos os toques de feminismo que ela exalou hahaha.
   Acabei esperando mais do final, mas o bom é que ele deixou um gancho enorme para uma segunda obra, e isso me deixa animada. A 5ª Onda foi um filme ótimo, cheio de ação, de prender o telespectador durante todas as suas, quase, duas horas. Se duvidar, eu esqueci de piscar algumas vezes, esqueci de respirar...
   Os efeitos especiais foram muito bons, passaram bastante veracidade dos acontecimentos durante o filme. Com exceção de uma cena em que eu até mesmo ri, de tão ruizinha que foi, já que pareceu muito o que é mesmo: um efeito. Foi forçada demais, sabe?
   Um aspecto do filme que me pareceu muito interessante foi a resposta para o por quê dos alienígenas terem invadido a nossa Terra. Eles simplesmente precisavam do espaço. Como eles tinham coragem de dizimar uma espécie inteira por conta disso? Isso foi questionado a um deles e a resposta vem rápida e nos faz refletir: Não é isso que os humanos fazem desde que começaram a existir?
   Acredito que os roteiristas poderiam ter pegado esse gancho pra fazer o pessoal refletir ainda mais: não extinguimos espécies inteiras de animais? Não matamos por território? Não matamos nossa própria espécie por interesses próprios? Pois então não somos muito diferentes dos Outros.
   Enfim, pra terminar digo que saí eletrizada desse filme e espero ansiosamente pela continuação (vai ter que ter uma, né?!). Além disso, minha vontade de ler o livro aumentou ainda mais, pois nele podemos ter mais detalhes do que foram as primeiras ondas e um aprofundamento maior nos próprios personagens.
   Não convenci vocês a verem o filme? Tão esperando o que, gente?
   Fiquem com o trailer, mas não passa de formalidade porque eu sei que vocês irão conferir por si mesmos, estou certa? ;)


20 comentários:

  1. oi, oi.

    assim que terminei de ler a resenha, fui correndo pro site do cinema daqui dar uma olhada nos filmes em cartaz. uma pena que esse não chegou aqui e parece que nem vai. o jeito é esperar o dvd ou disponibilizarem na internet.

    eu gostei muito da tua resenha. é bem o tipo de filme que eu gosto, que mistura ação, emoção e drama. <3

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena, Adriel /:
      Mas, quem sabe não chegue aí mais tarde? Já que é cidade do interior, talvez só demore um pouco mais...
      Espero que você consiga ver o filme!
      Beijoss

      Excluir
  2. Oiii :)
    Você já viu? Que legal. Vou ver domingo, além de toda sua resenha ter me dado uma super vontade, eu particularmente estou ansiosa.
    Eu li o livro mas não vou esperando fidelidade e essas coisas, acho que a gente perde uma boa sessão procurando um enredo fiel. Se pudesse, iria que nem você, sem ler mas como estava quase falecendo de curiosidade, eu li logo hahahah
    Espero gostar tanto como você :D
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jess!
      Ah, espero que você goste do filme!
      É mesmo, não dá pra esperar fidelidade porque isso só estraga a nossa sessão e as vezes faz com que deixemos de gostar de um filme bom. Ainda assim, eu não consigo me controlar as vezes hahaha
      Beijoss

      Excluir
  3. Oi
    Que bom que gostou de assistir o filme, tinha acabado de ler uma resenha negativa dele que até deu uma desanimada, a história parece ser bem interessante, ainda quero assistir o filme e ler o livro.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise!
      Ah, é uma pena não terem gostado, mas sempre tem dessas, né? O negócio é a gente conferir por nós mesmos e tirar nossas conclusões... acho que é a melhor forma.
      Boa sorte pra você, espero que goste de ambos!
      Beijos

      Excluir
  4. Oi,
    Estou com mt vontade de ver esse filme, mas como ainda não li o livro estou com medo de estragar as surpresas!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Entendo, Iris!
      Eu quase fiz isso, mas a curiosidade de ver o filme logo falou mais alto.
      Beijoss

      Excluir
  5. Oi, Kathleen!
    Eu amo a Chloe em qualquer papel. Até fazendo comercial de absorvente ela é linda!
    Eu também ainda não li o livro e acho que farei isso depois do filme.
    Essa imagem que você colocou me fez lembrar quando fui assistir ao flop Dezesseis Luas. Eu não calava a boca de tão revoltada que fiquei hahhahah
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahhaha Simmm, ela é sensacional mesmo!
      ai, eu vi o filme e achei bem mais ou menos, mas não li o livro, imagino o que deve ter sido pra você hahaha
      Beijoss

      Excluir
  6. Caramba, eu tenho uma preguicinha de livros com alienígenas, confesso. No entanto, você me convenceu a assistir o filme. Fiquei bem interessada com a crítica que o roteiro consegue fazer sobre nós, humanos, que, com a nossa ganância, destruímos tanto a nossa flora e fauna, bem como deixamos que vários animais fossem extintos.
    Gosto muito de filmes com efeitos especiais bem bolados. Meus olhos agradecem pelo deleite visual. De fato, tem alguns efeitos que são sofríveis e a gente ri mesmo, mas, sendo a maioria dos efeitos boa, a gente perdoa os efeitos ruins, né? ;)

    Gostei muito das suas impressões sobre o filme. Se eu conseguir, vou assistir sim.
    Beijo!


    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Erica, espero que você assista e goste!
      pois é, acho que o resto acabou compensando e eu perdoei aquele efeito bem ruinzinho hahaha
      Beijoss

      Excluir
  7. Olá, Kathleen.
    Eu ainda não li o livro e acho que vou ver o filme assim não me decepciono com as comparações hehe. Achei o enredo muito interessante, é bem o que gosto de ver. Não sei se você já leu a série Os Legados de Lorien, mas o autor passa isso que você falou. Os alienígenas que invadem a terra vem em busca dos recurso da terra.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!
      Espero que você também goste do filme!
      Não li a série, mas conheço um pouco da história, acho que tem uma pegada parecida mesmo... ahaha
      Beijoss

      Excluir
  8. Mas a gente, a Chloe Moretz está em tudo que é filme agora!
    Eu não sou muito de filmes de fim de mundo, mas tem um ou outro que me agradam muito, como Guerra dos Mundos, e esse me parece um deles. Tenho tempo hoje então vou assistir agorinha quando sair do blog, valeu a indicação.
    Beijos e até mais :*
    http://thesecretshoot.site90.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahah isso é verdade, Mariana! Ela arrasa e merece tudo isso ;) hahah
      Ainda não vi Guerra dos Mundos, mas ainda pretendo fazer isso em breve...
      Espero que tenha visto e gostado do filme!
      Beijoss

      Excluir
  9. Oii! Tive as mesmas reações que você ao ver o filme, fiquei eletrizada pela história e estou ansiosa para ler o livro. Já está na minha listinha de compras de fevereiro! Hahahahha Achei a Chloe ótima para o papel, pois mostrou que mesmo uma pessoa "frágil" pode lutar com unhas e dentes para a sua sobrevivência. Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhaha ai, que ótimo que você também gostou, Beatriz!
      Beijoss

      Excluir
  10. Ei,
    Eu li o livro, e fui assistir o filme com muitas expectativas. Todas elas foram superadas.
    Gostei bastante da maneira como eles amarraram a história dos dois protagonistas, e desenvolveram bem os coadjuvantes.
    Também falei sobre o filme lá no blog, e posso dizer que já estou ansioso pra uma possível sequência.

    Abraços,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que você também gostou do filme, Plínio! É muito legal ver a opinião de quem também leu o livro.
      Já vi e comentei lá no seu post com o que concordei ou não com você...
      Vamos esperar ansiosamente a sequência! haha
      Beijoss

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário! sua opinião é muito importante aqui no Vida em Marte, vou ler e responder com carinho ;)

Pin It button on image hover