Logo



Posts Recentes



27 janeiro 2016

Os Filhos de Anansi - Neil Gaiman

   Charlie Nancy tinha uma relação nada agradável com o seu pai. Na opinião dele, o sr. Nancy era simplesmente constrangedor. Mas Charlie o conhecia muito pouco. Não percebia que ele era Anansi, o trapaceiro deus-aranha. Não fazia ideia de que tinha um irmão. Nem sequer imaginava no que sua vida se transformaria após tomar conhecimento disso. E, principalmente, jamais poderia prever que, para colocar tudo de volta nos eixos, teria que mergulhar de cabeça no sombrio e enigmático mundo dos deuses.

   O livro conta a história de Charlie Nancy, um americano que se mudou para Londres. É chamado por todos de Fat Charlie, apelido que o próprio pai colocou nele. Por essas e outras brincadeira de seu pai que eles nunca se deram bem.
   A história se inicia com Charlie e sua noiva, Rosie, planejando o seu casamento e, depois de muita insistência, ela consegue convencê-lo de convidar seu pai. Porém, ao tentar contatá-lo através de uma vizinha, Fat Charlie descobre que seu pai havia morrido e parte aos EUA para o funeral.
   Lá, ele descobre que seu pai era o deus-aranha chamado Anansi e ainda que possui um irmão, Spider, o qual herdou todos os poderes do sr. Nancy. Ao entrar em contato com esse irmão é que sua vida vira de cabeça para baixo. Atormentado pelo irmão, ele vê sua vida e seu relacionamento correrem perigo e tem de fazer coisas que nunca imaginou para salvá-los.
   “Os Filhos de Anansi” foi o primeiro livro do Neil Gaiman que li. E foi um dos primeiros livros de todos, na época em que comecei a gostar de leitura. Não conhecia o autor e comprei porque estava barato mesmo hahahaha. Mas foi um dos melhores livros que li. Foi depois dele que eu resolvi apostar no autor. Nesse livro, assim como no último do Neil que li, a leitura é muito fluída, no entanto a história é mais concreta, tem um final sólido (pra quem não sabe do que estou falando, leia a resenha de “O Oceano no Fim do Caminho”).
    Recheado de suspense, o livro me surpreendeu não só pela facilidade de leitura e pela história envolvente. Neil Gaiman conseguiu botar uma pitada de humor em toda a história (apesar de um pouco triste) e isso deixa tudo ainda mais interessante.
    Um fato bem positivo do livro, a meu ver, é a inclusão da cultura africana (Anansi é o deus-aranha da mitologia africana) diferente das geralmente empregadas na maioria das histórias. Além disso, eu achei a capa dessa edição muito bem construída, é bonita e remete a elementos do livro e eu não esperaria diferente, já que é uma edição especial haha.
   É uma ótima leitura que recomendo a todos, principalmente aos que querem experimentar Neil Gaiman.

“Fat Charlie mordeu o lábio e rezou a quem quer que o estivesse ouvindo. Pedia que a terra se abrisse e o engolisse, ou, se isso não fosse possível, que sofresse um ataque cardíaco fulminante, piedoso e absolutamente fatal. Não teve tanta sorte. Permaneceu entre os vivos, a banda continuava a se aproximar, e o pai ainda dançava, apertando mãos e sorrindo”.
“Histórias são como teias, conectadas fio a fio, e cada uma segue até o centro, porque o centro é o fim. Cada pessoa é o fio da história.” 

Post pelo colaborador: João Victor Krüger

20 comentários:

  1. oi, oi.

    eu totalmente faria isso, ler qualquer livro do Gaiman só pelo fato de ser do Gaiman, sou muito fã do cara. achei o enrendo do livro bizarro, acho que acharia isso em todos os momentos e não só em alguns HAUEHAUEHAUEHAE. Mas fiquei curioso para conhecer o Spider, adoro esse tipo de personagem e sim, são os mais cativantes.

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daí, Adriel

      Pois é, li só dois livros dele, mas eu também faria isso, por todo nome que ele tem e pelo tipo de histórias que ele escreve. É, o livro tem seus momentos bizarros sim, vais perceber quando leres huahsuah. Nossa, sério, fiquei com muita repulsa do Spider, vais entender kkk.

      Abraços.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem??? Eu nunca li nada do autor :3 Mas tenho muita vontade, pois todos falam muito bem dele <3
    Eu tenho duas HQs que foram produzidas por ele :3 mas ainda não li :P
    Beijooooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gih. Tudo bem, e com você?

      Siim, ele é bem respeitado, falam muito bem dele e é por isso e por esse livro que tenho vontade de ler mais livros dele. De HQ eu não li nada, mas tenho muita vontade de ler Sandman hahaha.

      Beijoss.

      Excluir
  3. Nunca li nada do autor mas fiquei curiosa com esse livro :)
    Excelente resenha!!

    Adorei o seu blog e já estou a seguir :)

    beijos,
    Daniela RC
    Blogue: Doce Sonhadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniela

      Obrigado hahaha. Leia esse livro, muita gente fala bem dele e eu recomendo kk.

      Beijos.

      Excluir
  4. Nunca li nada do autor mas fiquei bem curiosa... E ja ouvi mt gente falando super bem do livro
    Beijos

    www.apequenaka.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Karoline

      Pois é, o livro é muito bem falado e é uma boa dica pra quem quer começar a ler algo do Neil Gaiman. Se tiveres um tempo pra ler, leia-o hahaha.

      Beijos.

      Excluir
  5. Olá!
    Só conheço Neil Gaiman pelo quadrinho Sandman que gostei bastante, apesar de ter lido poucos.
    Gosto bastante de mitologia e nunca li nada sobre a mitologia africana, então fiquei mais interessada ainda pelo livro.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca

      Sandman é a grande obra do Neil e eu quero muito ler ainda. Esse livro tem traços da mitologia africana, mas já digo que ele não se aprofunda tanto nesse tema, mas é uma oportunidade pra se conhecer um pouco sobre hahaha.

      Beijos.

      Excluir
  6. Oi
    nunca li nada desse autor, mais o livro parece ser interessante e cheio de mistério e sempre cai bem um mistério, tenho curiosidade de ler um livro dele, a premissa desse parece ser legal.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise

      Esse foi o primeiro livro do Neil que li e me fez querer ler mais dele, então, se queres conhecer o autor, indico começar por esse livro.

      Beijos.

      Excluir
  7. Achei interessante a história, mas confesso que não gosto desse autor...
    Porém, parece ser divertido pelo fato do Spider ter herdado os poderes
    e meio injusto também hahaha. Mas deu vontade de saber o por que do
    pai do "Fat" Charlie o tratar tão mal :( enfim, vou pesquisar sobre.
    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marina

      Aah, não sei quantos livros dele já lesse, mas eu li dois e de um deles eu não gostei, que foi "O Oceano no Fim do Caminho", que tem resenha aqui no blog. Mas "Os Filhos de Anansi" eu gostei e é ele que me faz querer ler mais livros do Neil Gaiman, junto com o fato de muita gente falar bem dele. Leia esse livro, talvez mude o teu conceito sobre o autor, ou simplesmente gostes do livro hahahah, sem contar que vais tirar a tua dúvida.

      Beijos.

      Excluir
  8. Oi! Do autor só li O livro do cemitério e João e Maria, curti muito e este ano quero tentar ler pelo menos mais dois.Quem sabe não seja esse.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cida

      Que legal, como eu quero ler mais livros dele, vou pesquisar sobre esses dois. Dá uma chance pra ele esse ano, vai por mim kk.

      Beeijos.

      Excluir
  9. Eu não conhecia o autor, mas acho que não leria esse livro principalmente pela capa eu tenho pavor de aranhas e não conseguiria ficar olhando pra ela hehe.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bianca

      O Neil Gaiman é o autor de Sandman, não sei se conheces. E sobre a capa: tem várias edições, quem sabe não encontras uma que não tenha uma aranha ou que a imagem não seja tão pavorosa pra ti hahaha.

      Beijoos.

      Excluir
  10. quase certeza que nao conhecia nem o autor e nem o livro hahaha
    beeeeijo, Ja fomos legais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lorraine

      O Neil é o autor de Sandman e confesso que não conhecia nenhuma obra dele sem ser essa até comprar "Os Filhos de Anansi" huahsua.

      Beeijos.

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário! sua opinião é muito importante aqui no Vida em Marte, vou ler e responder com carinho ;)

Pin It button on image hover