Logo



Posts Recentes



10 janeiro 2016

Como organizar o tempo para leitura

   Todo mundo que me conhece bem sabe o quanto leio bastante, e rápido. Muitos se assustam com isso, principalmente por eu conseguir ler até mesmo nas épocas mais corridas da faculdade. Acontece que eu sempre digo pros meus amigos e agora digo pra vocês: tudo depende de organização.
   Pensando nisso, e em um pedido muito especial que eu recebi na fanpage (esse post é pra você em especial, Manu!), é que eu vim compartilhar com vocês algumas dicas que vêm funcionado pra mim desde que eu decidi que precisava me organizar melhor se quisesse continuar com o meu ritmo de leitura, afinal, não tenho mais tanto tempo livre quanto antes hahaha
   Então acompanhe o que eu vou falar e agora deu de por a culpa toda na falta de tempo! Nossa agenda é que é bagunçada e os livros sempre merecem uma atençãozinha e um esforço da nossa parte, né?

- Goste de ler e leia o que gosta

   Não adianta querer forçar. Se você quer ser um leitor, tem que gostar de ler. E não somente isso, pra criar sua rotina de leitura não tente começar com livros que você normalmente não lê, que você não simpatiza. Isso só vai fazer com que você se desestimule e não continue mais. Pra começar a organizar seu tempo de leitura é necessário ler o que você gosta. E só quando já estiver bem estável com todo esse "esquema" é que você consegue se aventurar e, quem sabe, ter a sorte de achar uma nova paixão.

- Para começar o seu ritmo, escolha livros mais leves, nada de séries muito longas e pesadas.

   No começo da organização você ainda está testando muita coisa, testando uma nova rotina, por isso é essencial que os livros escolhidos sejam adequados. Falo isso porque não adianta você separar livros gigantescos, pesados, difíceis e séries de 238129 volumes e planejar ler todos esses um seguido do outro. Você não vai gostar. Vai ser maçante e vai te desanimar. Comece com livros leves, de preferência que não sejam sagas. Assim você vai conseguir ler mais rápido e isso vai te dar um gás pra continuar!

- Estabeleça algumas metas de tempo de leitura

   Definir quantos livros quer ler em um mês, por exemplo, nunca é bom. É bom não apressar seu tempo de leitura, não querer adequar seu livro ao tempo que tem. Assim a gente acaba "correndo" com o livro só pra querer cumprir a meta e deixa de aproveitar a história. O melhor é adequar o tempo na sua leitura. Ou seja: estabeleça uma meta de tempo em que você tirará pra ler. 1 hora por dia? Não tem tudo isso? Meia hora só? Tanto faz, o importante é sempre tentar separar esse tempinho em que você tentará se concentrar no seu livro e nada mais. Vai ser ótimo e você vai conseguir se envolver sem se apressar.

- Sempre carregue um livro com você

   A gente sabe o quanto a vida é corrida, e as vezes não sobra tempo mesmo, não adianta. Mas uma coisa que eu sempre faço e funciona demais pra mim, é levar o livro na bolsa. Vai dizer que não sobra um tempinho enquanto você espera sua consulta no médico? Ou quando está indo pra escola? No ônibus? No intervalo do almoço?... ou até no banheiro? (por mais que alguns tenham nojinho, é um tempo existente, vai hahaha). Durante o dia-a-dia a gente sempre se depara com alguns minutinhos livres e, se o livro estiver com a gente, dá pra aproveitar!

- Leia um livro de cada vez

   Mais uma da série: aproveite o livro que está lendo e só se arrisque desse jeito quando já tiver toda a rotina estabelecida.
   Essa dica eu sigo até hoje, não costumo nunca ler mais de um livro ao mesmo tempo. Eu me confundo, confundo histórias, enredos e personagens e assim me desanimo com tudo, já não entendo mais nada. É importante pra uma pessoa que está começando a organizar o tempo pra leitura, ter bastante estímulo, apreciar o seu tempo de leitura, é por isso que não recomendo que você tente fazer isso com mais de um livro ao mesmo tempo. Se você for como eu, evita pensar que o Percy Jackson foi chamado pros Jogos Vorazes e precisa conquistar o trono de ferro pra no final descobrir que o Darth Vader é o pai dele (exagerei, eu sei hahaha).

-  Alterne entre gêneros literários

   Essa dica é uma que eu sigo sempre quando estou em ressaca literária ou quando perco um pouco o estímulo pra ler. As vezes leio tanta fantasia, uma atrás da outra, que canso. É aí que os romances me salvam, nada como uma historinha boba e açucarada pra me fazer retornar ao ritmo. Isso é importante, gente, e não vale só pra esses dois gêneros. É normal que as vezes a gente se sinta meio empacado nas leituras, sem vontade mais, e isso talvez seja por conta de uma overdose de um só gênero. Por isso tente alternar sempre que possível, ajuda para que você espaireça um pouco entre cada história.

- Tende diminuir o tempo da tecnologia

   Não adianta reclamar que não tem tempo pra leitura se fica o dia inteiro jogando videogame (amor, essa é pra você). As vezes se desligar da tecnologia é necessário pra mente e tem coisa melhor do que aproveitar esse tempo pra ler?
   Por isso, tire pelo menos uma meia horinha do tempo que você passa rolando a linha do tempo do facebook e leia um pouquinho. Vai te fazer um bem danado, eu garanto!

- Converse sobre o assunto com alguém

   Conversar com outras pessoas sobre os livros que anda lendo é sempre muito bom. É nessas conversas entusiasmadas que surgem novas dicas de livros pra ler, vocês trocam experiências de leitura, frustrações... Tem coisa melhor do que isso pra te ajudar a continuar no ritmo?
   Se você não tiver amigos que leiam, não fique triste, pequeno gafanhoto, existem muuuitos e muuuuitos grupos de leitores por aí, e acho que é super válido mesmo com um amiguinho virtual. Ou então, vocês sabem né, tem euzinha aqui! hahaha e eu vou adorar conversar sobre livros com vocês!

E é isso, genteeeee. Foram algumas dicas que eu acho que são bastante importantes em todo esse processo e eu espero que sejam úteis pra vocês. E por isso, por favor, quem tentar seguir essa listinha ou que já segue e quer dizer se funciona ou não, vem contar pra mim! Vou adorar saber o que funciona pra vocês!

18 comentários:

  1. Amei as suas dicas, muito boas. Tenho uma amiga que lê bem rápido como você. E que tudo depende de organização é pura verdade. Abraços!

    estiloconceitual.blogspot.co

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Teófilo!
      Realmente, organização é essencial haha
      Beijoss

      Excluir
  2. oi, oi.

    dicas super úteis!
    sempre que saio, levo minha bolsa com algum livro, pq a gente nunca sabe quando tempo vai ficar numa fila, por exemplo. então, melhor aproveitar o tempo dessa forma. na faculdade, eu tbm levo. durante o intervalo, procuro um lugarzinho e mergulho no meu mundinho fechado.

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriel!
      Sim, exatamente! Eu sempre tenho o meu livro na bolsa também, e isso me ajuda muito a aproveitar o tempo livre...
      Beijoss

      Excluir
  3. Oi! Eu sempre levo um na bolsa e tenho meu horário diário para ler em casa. Eu gosto de ler mais de um por vez, pelo menos comigo funciona bem, mas sei que nem todos gostam de fazer assim.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Cida, comigo já não dá certo... hahaha
      Beijoss

      Excluir
  4. Olá, Kathleen.
    Adorei a postagem e as dicas. Ler o que gosta é essencial. Sempre que alguém que não gosta de ler e vem pedir dicas para mim, eu já pergunto de que filme que a pessoa gosta de assistir, porque dai já vejo o gênero que a pessoa gosta para indicar alguma coisa parecida. Sempre tenho um livro em mãos, seja ele no aplicativo do kindle no celular hehe e alterno entre os gêneros para não achar o livro seguinte chato. Mas leio mais de um livro ao mesmo tempo hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Sil, acho que pedir o filme que gosta é uma boa ideia!
      Ai, quando eu crescer quero ser que nem vocês que conseguem ler vários ao mesmo tempo hahaha
      Beijoss

      Excluir
  5. Amei as dicas! Me considero a rainha do "como vocês arrumam tanto tempo para ler?", tenho que me organizar melhor hahaha.Tenho um sério problema também de não conseguir ler dois livros de uma série seguidos, por mais que eu queria saber o que acontece no outro livro, a leitura não flui, tenho que intercalar senão não consigo.
    Adorei o blog, já estou seguindo!
    Beijos

    http://literariana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA espero que as dicas tenham sido úteis então <3
      Sim! As vezes eu até consigo ler dois seguidos, mas passando disso eu já me sinto cansada da história, preciso tirar um tempo...
      Beijosss

      Excluir
  6. Uma das melhores coisas que fiz foi assumir que não tenho os mesmos gostos de que todo mundo e parei de insistir em livros que simplesmente não consigo engolir. Também aprendi a ter um tempo certo para ler, ou seja: não insisto em uma leitura que não está me agradando no momento e leio só quando a vontade realmente bate. Minhas leituras têm fluído com mais facilidade assim :) Adorei as dicas.
    Beijos!
    http://porbrunareinert.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Bruna! Acho essencial parar de insistir e deixar o seu tempo só pra livros que possuem alguma chance de te agradar...
      Muito boas as suas estratégias!
      Beijoss

      Excluir
  7. Acho as suas dicas fundamentais para quem quer ter um ritmo bom de leitura!
    Meu problema, atualmente, tem sido o tempo online. Agora passei a colocar o telefone no modo avião quando vou ler, porque as notificações me atrapalham muito!

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, Fê, acredito que é um problema de muita gente aqui, incluindo eu!
      Eu posso estar no maior ritmo, super envolvida com o livro, mas é só o celular apitar que eu já estou largando tudo, é bem triste /: hahah
      Beijoss

      Excluir
  8. Belas dicas. Aos poucos, tem como cada um se organizar e ter o prazer da leitura.
    Gostei do blog.
    Abraços Mika
    Pensamentos Viajantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mika!
      Que bom que você gostou das dicas!
      Beijoss

      Excluir
  9. Oi Kathleen. Que post maravilhoso, dá para ver que foi feito com muito carinho.
    Fiquei feliz em ver que já sigo algumas dessas dicas, tais como ter sempre um livro na bolsa, não ler muitos livros ao mesmo tempo, apesar de que isso é bom para trabalhar a memória e alterno os gêneros. Falta diminuir o tempo que gasto coim as redes sociais.
    Abraços.
    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, muito obrigada <3
      Que bom que você já segue, esses pontos são bem importantes mesmo!
      Beijoss

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário! sua opinião é muito importante aqui no Vida em Marte, vou ler e responder com carinho ;)

Pin It button on image hover