Logo



Posts Recentes



14 janeiro 2016

Caixa de Pássaros - Josh Malerman

Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois de o surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

Não abra os olhos 

   Tudo começou com uma notícia viral, daquelas que a gente vê em todos os meios de comunicação: pessoas em todo o mundo estavam se matando, um homem mata o bom samaritano que havia dado carona pra ele, arrancando, com as próprias mãos, os lábios e o nariz do homem e depois se mata com uma serra elétrica, uma mulher enterra os próprios filhos no jardim e depois se mata também. É claro que notícias assim começam a se alastrar e assombrar a toda a população. O mundo enlouqueceu completamente? Parece que sim.
   Depois de algum tempo, descobrem que todas essas mortes continham um denominador em comum: antes de morrer as pessoas tinham visto alguma coisa. Assombrados com a possibilidade de serem os próximos a ver, as pessoas começam a se trancar dentro de casa, bloquear todas as portas e janelas para que nem mesmo a luz entrasse. E é desse jeito que vivem os sobreviventes, é desse jeito que Malorie vive. 
   Quando tudo começou, Malorie ainda tinha sua família, sua irmã que tanto amava, e acabara de descobrir que estava grávida. Cinco anos depois, ela e seus dois filhos são um dos poucos sobreviventes. 
   Os capítulos do livro se alternam entre a narrativa do passado e do presente. É com as histórias do passado que vemos como que Malorie, grávida e sozinha, consegue arrumar um abrigo com outros desconhecidos e tenta, a todo custo, salvar a vida de seu bebê. E é nas narrativas do presente que vemos como ela, junto com seus dois filhos, se arrisca a sair de casa em busca de um provável abrigo com os prováveis últimos sobreviventes.
   Caixa de Pássaros é um terror psicológico e Josh Malerman soube muito bem lidar com tudo isso e fazer com que seus leitores sentissem medo. Medo pelas pessoas. Medo pela Malorie. E, vejam bem, para que se entenda esse medo do livro, devemos pensar nas coisas que mais temos medo na vida. Tem medo de cobras? Aranhas? Fantasmas?... Agora imagine se você não sabe o que é que está causando isso. Será que é um monstro? Uma criatura? Uma pessoa? Drogas? Se você quiser saber, terá que abrir os olhos. E é esse o terror do livro. Creio que muita gente não gostou do livro justamente por isso, por esperar algo totalmente horrendo, com criaturas de verdade e se decepcionaram ao ver que Caixa de Pássaros não possui um causador das tragédias descritível. 
   E é aí que vem o desapontamento de algumas outras pessoas também. Josh Malerman termina o livro sem deixar todas as coisas esclarecidas e eu realmente acredito que foi uma decisão muito pensada da parte dele. Digo isso porque penso que o propósito dele foi deixar pra imaginação do leitor, para que criássemos na nossa própria cabeça como se pareceria o criador de todas essas tragédias. Para que imaginássemos o que as pessoas viam. Não vou mentir pra vocês e dizer que não fiquei um pouco decepcionada com isso. Na verdade, quando terminei o livro minha frustração foi gigantesca por não ter sido respondida dessa forma. Mas, depois a gente supera, prometo pra vocês, e mesmo sem ter essas respostas, o livro não deixa de ser espetacular e nada deixa de valer a pena. 
   Achei muito incrível como o Josh Malerman conseguiu guiar as duas narrativas (passado e presente) tão bem. Foi tudo muito fluído, ele consegue contar tudo sem partes desnecessárias e sem perder o ritmo da narrativa. Achei maravilhoso como ele conseguiu fazer o leitor se sentir como a Malorie, como se não pudesse ver, tendo que proteger os filhos de uma ameaça desconhecida... é uma aflição do começo ao fim. Mas, no final, a vontade é de bater palmas pra esse escritor, que conseguiu criar uma protagonista forte, decidida, corajosa... uma verdadeira heroína. E devo dizer que virei fã dessa mulher. 
   Com certeza esse livro mexeu com as minhas emoções, o autor conseguiu o que queria. Nunca fui de ler livros de terror, mas esse me encantou, justamente por ser muito mais psicológico. Além disso, também não sou muito fã de livros estilo "fim do mundo", mas nem mesmo esse fundinho apocalíptico me fez deixar de gostar da obra. Só leia e vejam como toda a credibilidade do autor é merecida.

29 comentários:

  1. Vi tantas resenhas maravilhosas a respeito desse livro.
    Confesso que não é o meu tipo de leitura favorito, mas estou tão curiosa por esse livro que vou acabar comprando.
    Gostei bastante da sua resenha, e fotos claro.
    Beijo

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Camila, acho que vale você dar uma chance ;)
      Obrigada, querida <3
      Beijoss

      Excluir
  2. Amei a sua resenha!!
    Já havia lido algumas por aí..

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie td bem?
    Sempre vejo esse livro, e são mts elogios a ele, mas eu sempre sou muito medrosa de ler livros desse genero, fico nervosa com o suspense rsr
    Vou tentar dar uma chance e ver se gosto!

    XoXo

    http://www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Janiele!
      hahaha eu te entendo, mas quem sabe não seja a hora de arriscar? ;) Talvez tu encontre uma nova paixão em algo que não gostavas hahaha
      Dê a chance e depois venha me contar o que achou!
      Beijos

      Excluir
  4. Oi, Kathleen!
    Desde a turnê, eu quero ler esse livro. Principalmente porque ele me lembra muito um do Stephen King.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza!
      Ahh, nunca li Stephen King, acredita? Tenho muita vontade de começar...
      Se ler esse, venha me contar o que achou :)
      Beijoss

      Excluir
  5. oi, oi.

    credo, só a sinopse já me deixou aqui com medo do que pode vir pela frente. hahaha. não costumo ler esse tipo de livro que traz sinopse do tipo, pq logo largo ele na livraria devido ao medo. :D

    mas, parece que tu gostou e falou tão bem dele que bateu uma curiosidade pra saber mais sobre o livro. vou colocar na listinha... :)

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahahaha entendo, Adriel!
      Talvez tu possa dar uma olhadinha melhor tentar considerar mesmo, pode te ajudar a superar o medo ;)
      Beijoss, querido!

      Excluir
  6. Olá, Kathleen.
    Quem bom que você gostou do livro, eu infelizmente não gostei. Hoje mesmo uma amiga me perguntou porque eu não tinha gostado e falei pra ela que me irritou não acontecer nada do livro e também de no final não ter explicações. Mas eu entendo quem gostou. É o medo do próprio medo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Sil, é uma pena!
      É, eu até falei que um dos motivos de não gostarem é essa falta de respostas no final, eu entendo mesmo!
      Beijoss

      Excluir
  7. Tenho visto esse livro e Garota Exemplar por toda internet e estou querendo colocar na minha lista. Amei sua resenha.

    Beijos, Vanessa
    http://amamosaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHH, então trate de botas os dois na listinha agora, mulher! hahaha
      Vanessa, são dois ótimos livros <3
      Beijoss

      Excluir
  8. Oi Kathleen ^^
    Então eu tbem li e resenhei esse livro, e concordo com tudo o que você achou! Realmente o autor soube prender a atenção de nós leitores de uma forma inexplicável. Eu devorei o livro! E comigo aconteceu o mesmo que você. Fiquei decepcionado com a falta da grande revelação, mas acabei entendendo o posicionamento do autor. Afinal de contas, cada um sabe o que mais teme de verdade! Bjo...

    http://www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, que bom que você também acabou entendendo, Gustavo! E fico feliz que você é mais um do time dos que gostaram do livro hahaha
      É uma grande obra, realmente.
      Beijoss

      Excluir
  9. Olá, Kathleen! Tudo bem?
    Poxa, adoro esse tipo de livro, que mexe com o nosso psicológico. É ótimo!
    Fico meio desapontada com finais assim, mas, ao menos tempo, acho maravilhoso porque o leitor precisa estimular a criatividade e imaginação.
    Eu leria esse livro, facilmente.

    Um abraço, moça.

    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erica!
      Realmente é muito legal, né? Eu fico encantada com isso, porque é incrível como esses livros conseguem mexer com a gente...
      Leia então, e venha me contar o que achou!
      Beijoss

      Excluir
  10. Oi! Eu gostei muito da história e praticamente devorei o livro, só o final que eu queria que fosse mais esclarecedor. Torço para que saia uma continuação.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cida!
      Que bom que você também gostou!
      Ah, eu também torço por uma, mas acredito que não vai acontecer não /:
      Beijoss

      Excluir
  11. Estou querendo ler esse livro desde que fui na turnê da Intrínseca.
    Dizem que é muito bom, mas estou com medo desse final aí sem resposta.
    Vou deixa-lo na minha lista para esse ano. :)


    bjs!
    auniversitaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, mas a gente se conforma, Rayane! hahaha
      Leia e venha me contar como você lidou com o final ;)
      Beijoss

      Excluir
  12. Oi Kathleen!
    Caixa de Pássaros tá aqui me esperando. Não vejo a hora de conferir.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca!
      Uhhh, leia logo, então! E boa leitura, espero que você goste <3
      Beijoss

      Excluir
  13. Olá! Fiquei até com vontade de ler
    bj bj
    http://p3ssoasdepapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa!
      Se ler, venha me contar o que achou ;)
      Beijoss

      Excluir
    2. Oi, Larissa!
      Se ler, venha me contar o que achou ;)
      Beijoss

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário! sua opinião é muito importante aqui no Vida em Marte, vou ler e responder com carinho ;)

Pin It button on image hover