Logo



Posts Recentes



26 janeiro 2016

8 Filmes sobre escritores e sobre escrever

   Não adianta, as vezes eu tenho bloqueio criativo. E ano passado isso aconteceu mais frequentemente do que eu gostaria. Mas ver um filme ou ler um livro sempre me ajuda nesse processo de retorno à escrita. Ainda mais se esse filme/livro falarem sobre escrever. 
   Pensando nisso, vim compartilhar com vocês os meus filmes favoritos que envolvem essa temática e que me ajudaram (e muito!) a até mesmo relembrar o quanto AMO essa verdadeira arte que é a escrita, mesmo nos momentos em que dá aquela vontadinha de desistir. 
   Então dá uma olhada na lista e corre pro netflix (ou sites afins) ou pra locadora (gente, quanto tempo não vou em uma! haha) mais próxima. 

1- Ligados Pelo Amor (Stuck In Love, 2013)
    Samantha aos dezenove anos, está prestes a publicar seu primeiro livro quando conhece Louis, um garoto calado que, em uma tentativa falha de tornar-se amigo da garota, acaba afastando-se. Mas, aos poucos, eles acabam se apaixonando.
   Rusty, irmão mais novo de Sam, também está apaixonado, mas seu amor é platônico, e a garota está namorando com um "valentão" da escola, ah, tão clichê. Apesar de tudo Rusty é unido com o pai que o incentiva a escrever, pagando por texto escrito. Depois de uma festa cheia de acontecimentos inesperados, Rusty acaba sendo o herói do seu amor platônico e, novamente, um amor surge aí. 
   Sam nunca perdoou a mãe que tenta inutilmente retomar a relação, afinal, quando era adolescente presenciou a cena em que a mãe trai o pai, e depois o abandona, inclusive ela descreve essa cena em seu livro recém publicado. Após algum tempo ela descobre mais a fundo a história de seus pais e se reaproxima da mãe. Com um final lindo e emocionante, Ligados pelo Amor analisa vários tipos de amor: o entre pais e filhos, namorados e irmãos... É um filme lindo e nos faz mergulhar na vida dessa família de escritores.
2 - Sob o Sol da Toscana (Under the Tuskan Sun, 2003)
   Ah, esse é impossível nunca terem ouvido falar! Frances Mayes é uma escritora que leva uma vida feliz em San Francisco, até que se divorcia de seu marido. Triste e deprimida, ela decide mudar radicalmente de vida e compra uma chácara na Toscana, para descansar e poder terminar em paz seu novo texto. Porém enquanto ela cuida da reforma de sua nova casa acaba conhecendo um novo homem, que reacende sua paixão. 
   Uma comédia romântica sobre redescobertas, novas começos e sobre escrever, Sob o Sol da Toscana é um filme ótimo, lindo e nos prende do início ao fim.
3 - Garotos Incríveis (Wonder Boys, 2000)
   Grady Tripp (Michael Douglas) é um professor universitário que escreve em suas horas vagas. Atormentado por um bloqueio de escritor, ele descobre que sua amante, Sara Gaskell, que é casada, está grávida de um filho dele. Além disto, tem que lidar com uma de suas alunas, Hannah, que está apaixonada por ele e ajudar um de seus alunos, James, a encontrar uma rara jaqueta que teria sido usada por Marilyn Monroe.
   Um filme divertido, irreverente, cheio de tiradas cotidianas e com um roteiro simples que tem tudo para agradar. 
4 - Louca Obsessão (Misery, 1990)
 O famoso escritor Paul Sheldon sofre um acidente de carro e é socorrido pela enfermeira Annie, fã número um de seus livros. Ela o leva para sua isolada casa e cuida de sua saúde, mas um dia acaba tendo acesso aos originais do próximo livro do escritor e descobre que sua personagem preferida será morta. Essa revelação faz com que sua personalidade doentia se revele e Sheldon se vê à mercê das loucuras, das torturas da admiradora.
   Pra quem não sabe, o filme é baseado no livro homônimo de Stephen King, então já esperem uma trama muito bem elaborada e um bom suspense, e o bom é que o filme consegue manter a tensão e o suspense do livro sem exageros. Vale conferir! 
5 - As palavras (The Words, 2012)
   A trama gira em torno delas, as palavras, e de quanto são capazes de influenciar a vida das pessoas. Ao menos de quem as amam, fazem delas seu meio de vida ou catarse, como os personagens principais desse filme. 
   Rory Jansen (Bradley Cooper) é casado com Dora e trabalha em uma editora de livros. Ele sonha em publicar seu próprio livro, mas a cada nova tentativa se convence mais de que não é capaz de escrever algo realmente bom. Um dia, em uma pequena loja de antiguidades, ele encontra uma pasta com várias folhas amareladas. Rory começa a ler e logo não consegue tirar a história da cabeça. Logo ele resolve transcrevê-la para o computador, palavra por palavra, e a apresenta como se fosse seu livro. O texto é publicado e Rory se torna um sucesso de vendas. Entretanto, tudo muda quando ele conhece um senhor (Jeremy Irons) que lhe conta a verdade por trás do texto encontrado.
  
6 - Sem Limites (Limitless, 2011)
   Mais um filme em que Bradley Cooper aparece como escritor angustiado. 
   Eddie Morra (Bradley Cooper) sofre de bloqueio de escritor. Um dia, ele reencontra na rua seu ex-cunhado, Vernon, que lhe apresenta um remédio revolucionário que permite o uso de 100% da capacidade cerebral. O efeito é imediato em Eddie, pois ele passa a se lembrar de tudo que já leu, ouviu ou viu em sua vida. A partir de então ele consegue aprender outras línguas, fazer cálculos complicados e escrever muito rapidamente, mas para manter este ritmo precisa tomar o remédio todo dia. Seu desempenho chama a atenção do empresário Carl Van Loon (Robert De Niro), que resolve contar com sua ajuda para fechar um dos maiores negócios da história.
7 - Mais estranho que a ficção (Stranger than fiction, 2007)
   Certa manhã Harold Crick (Will Ferrell), um funcionário da Receita Federal, passa a ouvir seus pensamentos como se fossem narrados por uma voz feminina. A voz narra não apenas suas idéias, mas também seus sentimentos e atos com grande precisão. Apenas Harold consegue ouvir esta voz, o que o faz ficar agoniado. Esta sensação aumenta ainda mais quando descobre pela voz que está prestes a morrer, o que o faz desesperadamente tentar descobrir quem está falando em sua cabeça e como impedir sua própria morte.

  Um filme engraçado com seu toque de drama e complexidade. Mais um que vale a pena conferir!
8 - Janela Secreta (Secret Window, 2004)
   Ahh, é claro que esse não poderia faltar! Mort Rainey (Johnny Depp) é um escritor em crise, que acaba de se separar de sua esposa (Maria Bello) após tê-la flagrado com outro homem. Mort decide se isolar em uma cabana à beira do lago Tashmore, em busca de tranquilidade. Não conseguindo escrever nada novo, sofrendo um embaraço criativo por causa da sua separação traumática com Amy, ele aproveita o tempo para descansar. 
   Para complicação da circunstância, a aparente tranquilidade da cabana desaparece quando um místico homem, John Shoother, aparece inesperadamente e começa a atormentá-lo dizendo que Rainey se favoreceu do plágio de um de seus melhores contos que tinha escrito diversos anos antes de 1997, e que exclusivamente o final foi modificado. Diante disso, o curioso homem agora está exigindo uma reparação pública e indenização ou uma prova concreta do contrário num breve período de apenas três dias, pressionando de forma invasiva o escritor e demonstrando também possuir sinais de ser um sujeito mentalmente alterado e ameaçador.

   Essa foi a listinha, gente! O que acharam? Já viram algum desses filmes? Ficaram curiosos com outros? Contem pra mim!

30 comentários:

  1. Oi, Kathleen!
    Stuck In Love <3 <3 <3 Muito amorzinho esse filme. E a trilha sonora?? Linda demais!
    Desses, também assisti Sem Limites e Louca Obsessão. Ambos bons também.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza!
      Ai, é um filme muito fofo mesmo hahaha Simmm, a trilha sonora é maravilhosa!
      Beijosss

      Excluir
  2. oi, oi.

    acho que pequei! não vi nenhum desses filmes. =/ vou tentar ver ainda hoje Stuck In Love. parece ser ótimo e bem do jeito que eu gosto.

    tem um filme que envolve um pouco escritores, livros, mensagem, e-mail que é mó lidinho: "mensagem pra você". ele é de 1999 e é lindo. naquela época, o computador ainda era algo novo e dá pra recordar um pouco o quão difícil era se comunicar através dele. ;)

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor de não ter visto é que você tem todos eles pra assistir! hahahaha
      Não conhecia esse, Adriel, muito obrigada pela dica <3
      Beijoss

      Excluir
  3. Acredita que nunca vi nenhum desses filmes? Mas se tratando desse assunto, já quero ver todos. Inclusive o Sem Limites e Janela Secreta que eu já ouvi muito sobre. Esses filmes parecem ser uma boa inspiração tanto pra escrever no blog quanto para quem está escrevendo um livro/texto que deseja publicar. Gostei muito do post!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou das indicações, Thami! Pelo menos agora não vai faltar opções quando fores escolher um filme pra assistir ;) hahaha
      Beijoss

      Excluir
  4. Respostas
    1. Que bom que você já o conhece e gostar, Camila!
      Beijos

      Excluir
  5. Kath, todas as dicas são bem úteis e alguns eu até já assisti e não me toquei que eram desta temática, como Ligados Pelo Amor e Sem Limites. Fiquei muito curioso com Sob o Sol da Toscana e Mais estranho que a ficção.

    Resenha | Mulheres, arafaelagodoy.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois então, Ycaro! hahaha Espero que veja esses filmes porque são muito bons!
      Beijos
      www.vidaemmarte.com.br

      Excluir
  6. Olá, Kathleen.
    Existe locadora ainda? hehe. Dos filmes que você citou só assisti dois, Sem Limites e o do Johnny Deep. E os dois por sinal são maravilhosos. Vou anotar as outras dicas para assistir.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma boa pergunta, Sil! hahahah
      Isso, espero que goste dos outros ;)
      Beijoss

      Excluir
  7. Aiii nem me fala em bloqueio criativo. Ano passado também foi cruel para o meu lado. :(
    Enfim... adorei as dicas que você postou. Desses só conhecia Janela Secreta. Quero ver todos e pode me inspirar muitooo.
    Dica pessoal: Veja o filme A linguagem do coração partido e outro da Sylvia Plath- Paixão além das palavras.São muito bons!!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paloma! Poxa, pra você também? /:
      Espero que esses filmes te ajudem então ;) ahaha
      Muito obrigada pelas dicas, são filmes que eu não conhecia mas agora quero ver logo!
      Beijoss

      Excluir
  8. Oi Kathleen.
    Acredita que ainda não assisti a nenhum desses? Mas anotei todos para procurar depois.
    Garotos Incríveis me chamou bastante atenção.

    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? O bom é que agora tens vários pra ver hahaha
      Ahh, assista, é um filme muito bom!
      Beijos

      Excluir
  9. Desses eu só assisti a Sob o sol da Toscana, gostei bastante dele! Vou colocar os outros na minha lista porque também gosto de filmes sobre escritores ^^
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que você gostou, Bianca!
      Isso, veja os outros e venha me contar o que achou ;)
      Beijoss

      Excluir
  10. Que blog lindo *-*.
    Bom, eu nunca vi nenhum desses filmes hahaha que absurdo né?
    Mas sobre o bloqueio criativo sei exatamente como se sente.
    Eu achei sensacionais suas dicas e acho que quando
    estiver me sentindo assim vou assistir um desses filmes também!
    Ás vezes só falta um pouco de luz na sala escura né?

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, muito obrigada, Marina!
      Ahh, espero que eles te ajudem como me ajudaram! As vezes a gente precisa mesmo de um empurrãozinho hahaha
      Beijoss

      Excluir
  11. poxa vida, aparentemente eu nao vi nenhum dessa lista. socorrooo! fiquei até chateada aqui! hahaha beeeijos, Ja fomos legais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahah não fique chateada, Lorraine! Pelo menos tens tudo isso pra ver ;)
      Beijos

      Excluir
  12. Kathleen, eu amo o filme "Sem Limites", um dos meus favoritos. Quem nunca desejou uma pílula como essa? Amei as indicações dos filmes e já coloquei vários na minha lista ♥

    www.arafaelagodoy.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, que bom que você gosta tanto dele, Rafaela! Eu também adorei hahha eu gostaria de uma dessas, mas com moderação, por favor haha
      Beijoss

      Excluir
  13. Oi
    Não assisti nenhum desses filmes e deles só tinha visto falar de um, gostei das sinopse deles, preciso ver mais filmes.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise!
      Assista-os, acho que vais gostar ;)
      Beijoss

      Excluir
  14. Dos filmes que você citou no post, só assistimos "Sob o sol da Toscana", ficamos interessadas em ver "Ligados pelo amor" parece ótimo!!

    beijos

    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aah, é um filme muito legal, meninas, acho que vocês vão gostar! Assistam e depois me contem como foi! ;)
      Beijoss

      Excluir
  15. Nossa, não conheço nenhum desses filmes! :S Só o janela secreta, que alias, não assisti. Um que eu gosto é Escritores da Liberdade! :)

    Beijim!
    www.nataliadasluzes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Conheço vários desses filmes e nossa, eles realmente são bons, os que não conheço vou tirar um tempinho para assistir. Amei o post, e seu blog é um amorzinho!
    Um beijão,
    www.docecyn.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário! sua opinião é muito importante aqui no Vida em Marte, vou ler e responder com carinho ;)

Pin It button on image hover