Logo



Posts Recentes



26 dezembro 2015

Como eu era antes de você - JoJo Moyes


Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

  Louisa Clark tem 26 anos, mora com os pais, namora há 7 anos com um atleta obcecado e trabalha como garçonete em um café em uma pequena cidade na Inglaterra. Por estar acomodada com sua vida, ela não tem ambições, não planeja seu futuro e seu maior desejo é que tudo fique como está. Mal sabia ela que sua vida viraria de cabeça para baixo quando o dono do café decide fecha-lo. Entre propostas de emprego de fazer chorar, a única opção razoável que Lou encontra é cuidadora de um tetraplégico. 
  Will Traynor é um homem de 35 anos, um aventureiro, rico, com uma namorada e uma vida perfeita e que vê tudo mudar diante dos seus olhos, quando é atropelado por uma moto e se torna tetraplérgico. Inteligente, culto e acima de tudo, mal humorado e amargurado com sua condição, Will tenta viver cada dia de cada vez... desejando estar morto.
  Mas, aos poucos, com a presença de Lou e apesar das grosserias de Will, o cenário de depressão que ele vivia vai mudando. É então que Clark descobre que Will já havia tentado tirar a própria vida, e que ele planejava fazer isso novamente em uma clínica especializada na Suiça (Dignitas) após o período de contrato dela. Seis meses. Apesar de se sentir traída por ter sido contratada não como cuidadora, mas como alguém que pudesse incitar em Traynor a vontade de viver, Louisa começa um grande e elaborado trabalho em cima disso, com passeios e programas diários que pudessem fazer com que Will visse que o mundo continuava belo e valia a pena continuar respirando. 
  Obviamente nada é tão fácil. E é aí que entra toda a nossa consciência social, um trabalho até mesmo com o psicológico do leitor diante de todas as dificuldades e limitações que um deficiente físico pode ter. Lou e Will passam por poucas e boas, por constrangimentos e até mesmo alguns problemas que renderam certas risadas, ela conseguiu entender como era ser um cadeirante, como era ter que enfrentar e sustentar os olhares curiosos e carregados de pena das pessoas... Como era realmente amargurante ser Will Traynor. 
  E apesar de toda a empatia de Will no começo, um amor vai nascendo. Um amor puro, verdadeiro, zeloso e que Louisa não pode evitar, apesar do namorado. E tudo seria muito mais fácil, não fosse que Will ainda pensava em se matar em poucas semanas. 
  Dizer que eu fiquei extremamente apaixonada e emotiva com a história ainda parece pouco. Fico me perguntando hoje por que demorei tanto pra ter meu primeiro contato com a escrita da JoJo... O motivo não sei, só sei que agora não perco mais tempo. Ela me conquistou de tal forma que é até difícil descrever. Quase inefável. 
  Como eu era antes de você não é um romance qualquer, não é adocicado demais, tem sua medida certa de amor e sabe ser leve apesar de tratar com temáticas tão pesadas, como a própria morte, o suicídio. Com certeza  merece ser lido por todos, especialmente para aqueles que estão à procura de livros profundos, livros que nos façam questionar nossas decisões, atitudes e o tão temido futuro. 


2 comentários:

  1. Tenho vontade de ler esse livro, só o título já é encantador!!

    blogilumiinar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro todo é um encanto só, Joana! Por favor, leia e vem me contar o que achou!
      Beijos

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário! sua opinião é muito importante aqui no Vida em Marte, vou ler e responder com carinho ;)

Pin It button on image hover