Logo



Posts Recentes



01 março 2015

Resenha - Simplesmente Acontece de Cecelia Ahern


"O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples."


Simplesmente Acontece nos conta a história de Alex e Rosie, melhores amigos desde pequenos. Uma dupla infalível, amigos que se entendem e se conhecem como ninguém. Mas, durante a adolescência, após ser admitido na prestigiada faculdade de Medicina da Harvard, Alex se vê deixando Dublin para morar em Boston, e mesmo com um oceano de distância entre ele e Rosie, eles jamais deixam de ser os melhores amigos de sempre.
Rosie tem a grande reviravolta da vida dela logo aos 18 tantos, um acontecimento que impede seus planos de ir pra Boston junto com Alex para cursar Hotelaria. Rose fica grávida na sua noite de formatura. De um cara que ela não suportava desde criança. 

Todos sempre imaginavam que Rosie e Alex seriam um casal, formariam uma família perfeita e resolveriam todos os problemas. Mas o destino planejava muitas surpresas para ambos, e conforme os anos iam passando, mais e mais obstáculos iam aparecendo. 

Mas, ok, tudo parece clichê demais, um livro que você encontra em qualquer lugar. MAS, não é bem assim, meu querido leitor. 
Eu estou escrevendo essa resenha agora mesmo, logo depois de terminar esse livro e ficar uma meia hora encarando a parede do meu quarto enquanto tentava digerir que essa história realmente acabou. Deixei meu coração no livro e certamente estou em uma ressaca literária das brabas agorinha mesmo. Decidi correr pra contar pra vocês porque acho que meus sentimentos em relação à obra estão completamente aflorados agora, vocês não estão entendendo o quanto eu me apaixonei por esse livro. 

Cecelia Ahern optou por transformar o famoso clichê do "casal-de-amigos-que-se-apaixonam" em algo completamente novo e apaixonante. A história de Alex e Rosie é escrita em forma de emails, mensagens, cartões-postais e convites, o que faz com que nós nos sintamos tão próximos do casal que é impossível não se apegar. A história se torna tão real dessa maneira, tão crível que parece que a autora simplesmente transcreveu emails e mensagens de um casal conhecido. Cecelia teve a sacada perfeita, reuniu todo o seu talento para escrever de uma maneira gostosa e fluída, de um jeito que as páginas passavam e você nem se dava conta, de um jeito que chega o fim e você simplesmente pede mais. 

Eu sofri, eu sorri, eu me emocionei de todos os jeitos com esses personagens. Eu torci desesperadamente para que eles enfim percebessem o quanto se amavam e o quanto precisavam ficar juntos, eu tinha vontade de escrever emails para ambos e dizer para que eles acordassem, para que deixassem todos os empecilhos de lado, para que deixassem o medo e ficassem enfim juntos. 

Por meio do livro, acompanhamos a infância e a adolescência dos personagens, os primeiros amores, as encrencas em que se metiam na escola, a formatura, a grande mudança na vida de Rosie, que foi a chegada da Katie, e o jeito que Rosie teve que aprender tudo para virar uma mãe de verdade para a filha, vemos casamentos, a chegada de mais filhos, mudanças de emprego e todos esses acontecimentos da vida real. Acompanhamos essa amizade desde os 7 até os 50 anos. E isso foi fantástico, foi maravilhoso acompanhar a trajetória dos personagens por tantos anos, durante tantos acontecimentos, eu me senti tão próxima deles que eu quase poderia dizer que são da minha família ou que são meus melhores amigos. 

Eu nunca havia lido um livro da Cecelia e esse foi um começo perfeito, me deu mais sede de ler as obras da autora e vou atrás de mais desde já. Foi o clichê mais delicioso que eu li na vida. 

Simplesmente Acontece é a história perfeita de uma amizade e um amor verdadeiro que nem o tempo e a distância podem apagar. 




PS: O filme, estrelado por Lilly Colins no papel da Rosie, estreia dia 5 de Março, estou ansiosa demais! Fiquem com o trailer <3


10 comentários:

  1. Oi Kathleen!
    À primeira vista parece ser mesmo uma história cheia de clichês, mas quando um autor consegue manipular bem os elementos a história pode ir muito além disso e se tornar um ótimo livro, como parece ser o caso.
    Não é meu tipo de leitura, mas gosto da ideia de um livro contado através da troca de mensagens e correspondencias.
    Que bom que a sua primeira experiência com a autora foi positiva.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Mari, acho que quando bem trabalhado, o maior clichê pode se tornar uma grande história!
      Beijosss

      Excluir
  2. Oie ,
    Eu estou bem curiosa,parece ser um livro clichê,mas ao mesmo tempo encantador,tanta gente fala bem,e agora com o filme,eu quero muito ler,tenho ele aqui,e so tomar coragem e ler rs
    Ainda não li nada da autora e espero me surpreender também.
    Ótima resenha.
    Beijos



    Blog Cantinho da Bruna | Vem participar do Top comentarista ❤ Ta um arraso ><

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Bruna, é bastante encantador, leve, muito amorzinho...
      Se você já tem, meio caminho andado, pode começar a ler que vais gostar!
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Kathleen!Tudo bom?
    Já tenho esse livro parado na minha estante desde o lançamento porque achei realmente que a história ficaria naquele clichê dos melhores amigos que se apaixonam.Mas lendo a sua resenha me motivei a começar a ler.Será que consigo terminar antes da estréia do filme?kkkkkkkkkkkk
    Até hoje só li um livro da autora que é o mais famoso P.S Eu Te Amo e a história é muito emocionante e impactante também,muito o estilo da autora :D
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, Cláudio! E por favor, vem me contar o que achou, fiquei curiosa com como um homem recebe a história hahahaha
      Beijos

      Excluir
  4. Olá, parece que o livro realmente foge do clichê. No instagram há um burburinho enorme sobre esse livro, pena qie não seja um gênero que eu costumo ler. Beijos,
    http://cafeliterari-o.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele ganhou bastante marketing da editora...
      Mas, Allenylson, talvez não seja hora de dar uma chance pro gênero? Posso te garantir que não é um romancezinho água com açucar...
      Beijos

      Excluir
  5. Espero ler :) Adoro os livros da Cecelia :3

    http://agarotasecreta14.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que conheces os outros livros dela, Ângela! Se ler, vem me contar (;

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário! sua opinião é muito importante aqui no Vida em Marte, vou ler e responder com carinho ;)

Pin It button on image hover