Logo



Posts Recentes



26 setembro 2013

Morte Súbita - J.K. Rowling


SINOPSE: Quando Barry FairBrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra. Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista. A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas? Com muito humor negro, instigante e constantemente surpreendente, Morte Súbita é o primeiro livro para adultos de J.K. Rowling, autora de mais de 450 milhões de exemplares vendidos.

            Morte Súbita gira, basicamente, em torno da morte de Barry Fairbrother, uma morte inesperada, repentina que choca e gera muitos rumores em toda a pequena cidade de Pagford. Conforme vai passando a trama, J.K. Rowling vai expondo seus personagens e suas relações com a morte de Barry. 
         Confesso que "patinei" para ler esse livro, demorei bastante porque tinha vezes que a descrição era tão detalhada, os acontecimentos eram tão pacatos que eu não tinha motivação para continuar. Talvez seja o fato de eu ter lido em uma semana bem agitada na escola, então tive que deixar ele bem de lado, mas no começo, Morte Súbita não me cativou. 
          E finalmente vocês não lerão uma resenha desse livro comparando-o com Harry Potter e dizendo o quando ele é "inferior comparado ao sucesso explosivo da saga do bruxo", afinal, não sou fã da outra saga da J.K. (eu sei, muito raro ver isso por aí...), mas reconheço o talento da autora (afinal, ser a segunda mulher mais rica da Inglaterra -depois da rainha- só por causa dos livros e suas adaptações, não é pra qualquer uma).
          Mas, enfim, teve um momento que eu me senti realmente presa ao livro, principalmente pela parte da trama que envolve Krystal Weedon. E a partir daí, não consegui mais parar de ler, tirei os atrasados e consegui terminar. 
          A parte interessante que é geral do livro, é que a autora fala da política local sem expor um lado certo e o errado, ela apenas nos mostra os dois lados divergentes em opinião, que discutem em relação à Fields, que brasileiramente poderia ser chamada de uma favela que foi anexada à Pagford. 
        Rowling nos apresenta personagens muito variados: dependentes químicos, viúvas, fofoqueiras, assistentes sociais, adolescentes maldosos, adolescentes que sofrem com bullying, amantes... o romance, para resumir, "tem de tudo". A vida desses personagens é "escancarada" e é nessas partes que podemos ver o quando Morte Súbita diverge da saga anterior da autora, é realmente um livro adulto, que conta com cenas de sexo, de crueldade, drogas, violência... é um livro chocante e conseguiu me deixar muito emotiva. 
     J.K. só pecou (pelo menos pra mim) no final, fiquei com muitas dúvidas do desfecho de certos personagens e isso me deixou bastante decepcionada. Mas o final que ela deu para Krystal e seu irmão... quase chorei na sala de aula (sim, eu estava lendo durante a aula de biologia porque não conseguia mais fechar antes de terminar. Foi um mau exemplo, não repitam! haha). 
   Pra resumir, não consigo terminar essa resenha sem dar um ressalve na genialidade da autora, ela conseguiu mostrar muito ao mesmo tempo que girou em torno da política, conseguiu nos envolver com seus personagens e a vida deles ao mesmo tempo que o foco do livro é também a morte de Barry. Tá certo que as vezes é cansativo, é detalhado demais, mas Morte Súbita me surpreendeu, se revelou um livro muito bom. 


16 comentários:

  1. Talvez essa tenha sido uma das primeiras resenhas onde vejo alguém falar coisas positivas sobre esse livro, e isso é bom, já que eu tenho uma enorme curiosidade com o mesmo.
    Só fiquei meio triste por saber que você não curtiu muito o fim, mesmo assim, pretendo ler. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Depois que li esse livro pude constatar que a J.K realmente é uma excelente autora e que o sucesso de Harry Potter não foi pura sorte, eu me envolvi tanto com o enredo dele que quando terminei fiquei me sentindo um morador de Pagford. Mas pra mim tambem foi um pouco complicado no inicio, pois são muitos nucleos de personagens e é bem facil se perder, mas depois que peguei o ritmo desembestei. Krystal e Bola eram meus personagens favoritos desde o começo do livro e fiquei muito triste com o final deles. Bom o livro basicamente fala sobre fofoca e suas consequencias. E eu o adorei.
    Otimo Post :D

    http://des-construindooverbo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adooorei o post,agora estou curiosa para ler este livro,espero me envolver assim como você se envolveu.Beijos linda

    http://adoraveis-maquiagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha , e isso me fez querer lê ele , mas vou ter que arrumar é TEMPO. fiquei curiosa :)
    Fb : http://divasuper-vaidosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Achei o máximo J.K. Rowling, não ficar em torno de Harry Potter, me parece algo inspirado em 'Werther' de Goete, mas bem mais 'atual', não sei se porque fiquei bem intrigada com o livro, que também me prendeu até o fim...Fiquei beeeeeeem curiosa p ler 'Morte Súbita', ótima resenha!!!
    Tenha uma excelente semana!
    Alessandra
    FB
    ♔ Blog Diva Todo Dia | ☞ Fanpage | ✓ Twitter

    ResponderExcluir
  6. Adoro ler, principalmente quando o livro gruda na gente... ou somos nós que grudamos nele? Não importa. Ler é o máximo!
    FB
    http://baudafilo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei teu blog *-*
    Essa resenha ficou ótima e eu tenho esse livro desde o lançamento dele e até hoje nunca li .-. ainda não entendi o real motivo, mas ainda vou ler (tenho fé).
    http://www.valeuapenaesperar.com/

    ResponderExcluir
  8. Ando muito curioso para ler esse livro da J.K. hehehehe. Agora com as lágrimas que percorreram uma monótona aula de biologia, me deu uma vontade imensa de ler. Provavelmente nesse fim de semana eu o o compro e vamos ver se sairá suor masculino dos meus olhos ^^

    FB
    http://blogerplocker.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Nossa, não sabia que ela tão rica assim! Imaginei que estivesse bem de $$ pois poxa vida o Harry Potter fez uma bocado de sucesso, mas comparado a rainha.
    Eu também não sou fã de Harry Potter, gostei até dos últimos filmes, mas jamais leria os livros.
    Mas fiquei interessada nesse livro. Me parece uma temática bem diferente do bruxinho como tu dissesse hehehe.
    Quanto custou esse livro?
    Beijinhos ^^
    FB
    http://pinkcupcakecris.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oláa!!!
    Nossa vc é a primeira que conheço que não curte a saga do bruxo hhahahah
    eu amoooo ... livros filmes ... só falta ir la no parque kkkkk
    pena q não gostou do livro, nunca me interessei em ler .... odiei J.K assim que ela terminou com minha história favorita hahahahhaha
    mas quem sabe um dia leio, curto muito o jeito q ela escreve, eu gosto de livros bem detalhistas rsrsr! Bjos!

    Embelezando Blog
    FB
    http://www.bypracinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Acho que essa e a primeira resenha onde eu vejo alguém falar coisas positivas sobre esse livro rs. Já sabia que a autora de HP era bem mais rica que a Rainha da Inglaterra, fiquei espantanda ao ler os comentarios e ver que nem todo mundo sabia disso :O Também não sou fã da saga o/
    Beijos
    FB
    everyday--things.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi ainda não conhecia este livro, e eu tenho um pouco de medo de ler sobre esse assunto! rsrsrsrs não curto muito não! mas vc fez uma bela resenha... bjokas...
    FB-Daniela Santos
    www.dariatosmoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. AAAH, não sabe a felicidade que foi abrir o blog e ver a minha Queen Rowling bem no primeiro post para que eu comentasse!
    Então, era meu livro favorito, até a Krystal e o irmão dela morrerem, fato. Sério, fiquei muito indignada! Eu também estava lendo na aula, pedi para minha amiga esconder o livro para que eu só lesse em casa, porque já estava pressentindo uma morte (isso acontece quando estou lendo algum livro, tipo sempre pressinto), dai quase morri de tanto chorar em casa lendo :/
    Cara, mas esse livro é muito BOM, to louca pra ler o novo dela, VAI SER MUITO DIVO, assim como tudo que ela já escreveu até hoje.
    Muito boa a resenha :)
    FB http://wewantdreaming.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. É um livro que eu to mega curiosa pra ler parecer tão perfeito

    muito bom esse post parabéns

    FB Beijos

    Fragmentos-Intensos.com

    ResponderExcluir
  15. Eu quero muito ler esse livro, mas os livros da faculdade não deixam.
    Realmente, todo mundo compara qualquer trabalho da J.K. com a saga do Harry (que eu amo) mas acho que as pessoas precisam saber separar as coisas...
    Beijos
    FB
    doladodajanela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. adorei sua resenha.Ainda não li esse livro,mais é uma ótima dica.

    FB
    http://apensasrosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário! sua opinião é muito importante aqui no Vida em Marte, vou ler e responder com carinho ;)

Pin It button on image hover