Logo



Posts Recentes



17 agosto 2013

O Lado Bom da Vida

   Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.

   O livro é narrado em primeira pessoa por Pat, e gira em torno da busca dele por sua sanidade mental e por um caráter melhor, para ser uma pessoa e um marido que sua Nikki merece, enquanto passa o "tempo separados". 
   Depois de sair do lugar ruim ( a clínica psiquiátrica que passou algum tempo), ele começa a fazer muitos exercícios físicos, a ler clássicos que Nikki falava no clube do livro, começa a praticar o famoso "ser gentil ao invés de ter razão"... ou seja, o seu grande objetivo durante todo o livro é fazer com que seu casamento com Nikki seja reatado. 
   Mentalmente perturbado, Pat é inocente e ingênuo demais, é impossível imaginá-lo como mau marido antes de tudo acontecer. E, enquanto trabalha mais sua personalidade e caráter, tenta conviver com seu pai Patrick, um homem ranzinza que não dá valor à mulher e deixa jogos de futebol influenciarem seu humor e sua relação com a família, além de frenquentar muitos jogos de futebol com seu irmão Jake e descobrir em seu terapeuta, um grande amigo.
   Em meio a tudo isso, surge Tiffany, que assim como Pat se encontrou abalada psicologicamente depois da morte do marido. E mesmo sem aguentar Tiffany e sua estranha mania de o seguir enquanto ele corre, Pat encontra nela a maneira de acabar com o fim do "tempo separados" e o começo de uma grande amizade. 
   O livro tem capítulos curtos e uma leitura leve e muito agradável, comecei a ler e simplesmente não dava pra parar! O único ponto negativo que achei em tudo isso foram os "EAGLES, E-A-G-L-E-S" toda hora. Acontece que esse é o time de Pat e o futebol americano é presente em TODO o livro. Pode olhar, quase todos os capítulos tem pelo menos uma referência a um jogo que Pat foi, está ou vai, ou então um jogador que ele gosta, ou o pai dele assistindo o jogo pela TV... enfim, os Eagles estão tão presentes no livro que as vezes dá raiva de ver que a próxima frase começa com "Voem Eagles, voem!". 
   E tem também a agonia de saber o que aconteceu com Nikki, por que ela não entrou em contato com Pat, por que ele foi parar na clínica, por que as pessoas tentam evitar de falar de todo o tempo que se passou... e tudo isso a gente só descobre quase no fim de tudo, é uma tática clássica de nos aguçar a curiosidade.
   Mas, fora isso, eu indico O lado bom da vida para todos. É um livro ótimo mesmo, embora não tenha entrado para a minha lista de favoritos, e minhas expectativas terem sido maiores. Não vi o filme, mas pelo que li por aí é totalmente diferente do livro, e não daquele jeito que os filmes costumam ser, mas SUPER diferente, incluindo nome de personagens... de todo modo, ainda quero ver, sei que muitos adoraram a adaptação ( mas convenhamos que Bradley Cooper como "Pat" possa ter ajudado nisso).
   E a pergunta que não quer calar (sinceramente devo ter ouvido ela umas 5 vezes quando as pessoas viam que eu estava lendo o livro). Afinal, qual é o lado bom da vida? Eu não sei qual é o de verdade, mas Pat nos mostra durante o livro suas lições, mostra em uma filosofia super simples que devemos ver o lado bom das coisas, mesmo que nos custe, mesmo que as pessoas duvidem que vá dar certo. Pat consegue nos convencer de que é muito melhor ser gentil ao invés de ter razão. 

26 comentários:

  1. Parece legal esse livro. Ainda não assisti ao filme porque pretendo ler o livro primeiro.rs
    Depois de ler sua resenha fiquei com mais vontade de ler.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora eu me permito ver o filme, infelizmente vou ter que esperar chegar nas locadoras ): mas, leia logo e conte o que achou!
      Beijos

      Excluir
  2. Li e gostei bastante! Ganhei do meu namorado.
    Só não vi o filme ainda, mas quero muito assistir.
    Bjs!

    >>> Testei e Reprovei: Kajal The Colossal Maybelline
    http://coisaphynna.blogspot.com.br/2013/08/testei-e-reprovei-kajal-colossal.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho sentimentos conflitantes em relação a ele, mas ainda preciso ver o filme, apesar de ter lido que é bastante diferente do livro...
      beijos

      Excluir
  3. Nossa eu estava super afim de assistir o filme,não sabia ainda que tinha livro, adorei a resenha e foi bem honesta, vou assistir o filme e se gostar com certeza vou ir atrás de ler esse livro
    Beijos

    http://imaginebelleblog.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/blogimaginebelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai lá, Babi, eu aconselharia ler antes... mas, se ver o filme e decidir ler o livro, vem contar o que achou de ambos!
      Beijos

      Excluir
  4. Eu amei o livro e o filme! Sim, tbm acho que não precisava de taaaanto futebol, mas eu gostei!
    Beijos, Doce Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é? toda hora tinha algo em relação ao assunto hahaha
      Beijos

      Excluir
  5. Eu adoro dicas de livros e uma boa resenha também. A capa é bonita e atrativa. Bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gosta, espero que tenha despertado seu interesse! ;)
      Beijos

      Excluir
  6. Comprei esse livro numa dessas promções do submarino, mas ainda não li, não sei por que, acho que comparado aos outros que eu tenho aqui ele não me chamou tanta atenção, mas depois de sua resenha vou tentar ler ele logo

    Otimo blog seguindo...
    http://des-construindooverbo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Erick, nem me fala das promoções do Submarino, comprei esse na livraria, poucos dias depois vi que ele estava quase metade do preço no Submarino D:
      Leia e vem contar o que achou!
      Beijos

      Excluir
  7. Esse livro me chama muito a atenção, não sei porque. Mas ainda não tive a oportunidade nem de lê-lo e nem de ver o filme.
    Seu blog é uma graça.

    Beijos
    http://daprateleira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que você ler venha contar o que achou! Ele vale a pena, não entrou para os favoritos, mas...
      Beijos

      Excluir
  8. *O* admiro seu gosto pela leitura!!
    Mil beijus www.nossomosmoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Aiiiiin!! Nao aguentei e assisti o filme =S
    Odeio quando faço isso, hehe
    De qualquer forma, o filme foi otimo e o livro deve ser ainda melhor !
    Parabens pelo blog fofinho.

    http://dojeitinhodagi.blogspot.com.br/ FB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o filme foi ótimo, normalmente você gostará mais ainda do livro, tente lê-lo ;)
      Beijos

      Excluir
  10. Deve ser muito bom esse livro, só pela resenha que li me deu vontade de ler ele, Kat beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br
    FB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Lucimar, e venha contar pra mim o que achasse!
      Beijos

      Excluir
  11. O livro realmente parece bom, apesar de eu não gostar muito de ler livros ( prefiro revistas ) fiquei com uma certa vontade de ler esse *-* Bjss

    FB
    http://brilhonoolhar10.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ele é Ju, tente ler esse, quem sabe não desperte seu gosto pelos livros ;)
      Beijos

      Excluir
  12. Esse livro deve ser muito perfeito, tenho muita vontade de ler ele. Amei o blog (Já te sigo).
    bjs
    FB
    http://amordeumapoeta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então leia, Innara! O livro é bom mesmo, vale a pena ;)
      Beijos

      Excluir
  13. Eu sei que já saiu o filme e que foi muito bem aclamado pela crítica, mas enquanto eu não terminar de ler o livro, nada de filme.
    Adorei o post, temos que ler mais não acha,?
    XoXo
    http://jessicanassalves.blogspot.com.br
    FB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Jessica, foi um filme que rendeu bastante comentários positivos. Isso mesmo! nada de filme antes de ler! haha
      Agora que já saiu do cinema, tenho que esperar pra conferir quando chegar em DVD, enquanto isso, a ansiedade vai me consumindo...
      Beijos

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário! sua opinião é muito importante aqui no Vida em Marte, vou ler e responder com carinho ;)

Pin It button on image hover