Logo



Posts Recentes



25 maio 2013

Os 12 livros mais censurados do mundo - Parte I

   

Gente, que vergonha, deixei o Vida em Marte abandonado... que falta senti daqui!
Mas, vocês não tem noção de como tá difícil conciliar tudo. Sei que já disse antes que tentaria voltar ao pique normal, mas foi difícil. But, prometo que não vou abandonar o blog e sempre que der eu venho. Mas, vamos ao que interessa, né? haha

  O tema de hoje não foi escolhido a toa, o negócio é que eu to em outro plano de livro. Vocês que conhecem o blog e acompanham há tempo, sabem que eu escrevo, que tive uns infelizes desastres envolvendo os meus livros, mas que eu prometi que não ia desistir. Pois bem esses dias, mais precisamente, um domingo de dia das mães, eu tive uma ideia e eu realmente pretendo investir nela. Pra dar um gostinho, somente uma dica do que se trata, resolvi fazer o post. 

   Em todo o mundo, por décadas, eram os papas e religiosos que determinavam o que devia ou não ser lido pela sociedade. O Index Librorum Prohibitorum era uma lista de livros proibidos que basicamente visava deter o avanço do protestantismo.
  Depois de anos, na ditadura militar em vários países, os jornais e mais uma vez os livros sofreram com a censura. Algumas obras foram contestadas por suas temáticas, outras sofreram censura justificada por argumentos ridículos.
   No Brasil, por exemplo, o livro O vermelho e o Negro, de Stendhal, foi proibido por conter a palavra “vermelho”, considerada pela ditadura militar um incentivo à subversão. Teve também, recentemente, o livro Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato, que foi retirado das escolas depois de acusado pelo Conselho Nacional de Educação de conter passagens racistas.

   Nos Estado Unidos, são tantos os livros que sofrem pressão dos mais diversos grupos para sua retirada do mercado literário que a American Library Association (ALA)  divulga, anualmente, o nome das 100 obras mais contestadas no país. A lista é montada através de relatórios de escolas, bibliotecas e da imprensa norte-americana.
   Em vista disso, eu preparei uma lista com 12 títulos de livros frequentemente censurados no mundo. Vou dividir o post em 3 partes porque eu bem que gosto de ficar comentando, então acaba ficando cansativo demais pra vocês haha aqui vai a primeira parte: 


1. Crepúsculo, de Stephenie Meyer 

Um livro que envolve as criaturas da noite, sugadores de sangue, ou qualquer outro nome dado aos vampiros, obviamente vai causar controvérsias. Os 'problemas' com a saga são: “explícito sexualmente” e “inapropriado para a idade do público alvo”. 

2. Lolita, de Vladimir Nabokov

Sexo, incesto, menor de idade com apelo sexual... Lolita teve tudo para ser proibido em muitos países. Tanto que ele, Vladimir Nabokov, nem estava conseguindo publicar a obra na Rússia. Encontrou uma editora na França que topou o desafio, em 1955. A obra foi logo considerada pornografia pura. Ainda assim, se espalhou pela Europa e alcançou os Estados Unidos três anos depois. Em cada país que chegava, sofria algum tipo de censura.

3. A Saga Harry Potter, de J. K. Rowling

Harry Potter é um fenômeno de vendas em vários países e tem fãs espalhados em todos os cantos do mundo, mas não nos Emirados Árabes Unidos. A obra de sucesso foi censurada por, supostamente, incentivar a bruxaria. No Brasil foi alvo de protestos de líderes religiosos , nos EUA, algumas escolas mais conservadoras  baniram a leitura dos livros em seus domínios. 

4. Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

Os personagens controversos do autor britânico Lewis Carroll estão no imaginário das crianças de todo o mundo, com a exceção da China. Lá, o livro que narra a história de Alice com encontros com o coelho apressado, o gato Cheshire e a lagarta fumante de narguilé, foi banido por dar aos animas as qualidades de homens e colocá-los no mesmo nível.  (absurdo ou absurdo?) 

Essa foi a primeira parte. O que acharam, pessoal? alguns motivos totalmente ridículos, não? 
E, a pergunta mais importante, qual vocês acham que é a relação desse post com a minha ideia? Comentem, comentem, comentem! 

6 comentários:

  1. Nossa nem sabia que alguns dos livros que eu gosto são censurados ...pena isso ainda existir :(

    Gostaria ainda de convidar você e suas leitoras a visitarem o meu blog:

    http://omeletedeopinioes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Jhana, eu também fiquei surpresa com alguns livros que estão na lista, muitos livros que eu gosto...

      Excluir
  2. Faço do comentário acima as minhas palavras, li Crepúsculo e Harry Potter, e não fazia ideia que eram censurados.

    Aproveita e dá uma passadinha lá no blog, tem postagem nova! Tô seguindo aqui.
    Blog | Fanpage | Bloglovin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois então, Norton, eu também não sabia disso antes de pesquisar, foi uma novidade pra mim também.

      Excluir
  3. Que graça seu blog, adorei.
    Eu também post sobre livros de vez em quando no meu blog.

    Nossa, eu não sabia desses livros censurados, que doidera.

    Bjs
    Gisele
    http://www.dicasdagi.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário! sua opinião é muito importante aqui no Vida em Marte, vou ler e responder com carinho ;)

Pin It button on image hover